Estatística 2
Ocorrência: 2021/22 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
3TURMAU
Software
SPSS - Statistical Package for the Social Sciences
MS Excel - Microsoft Excel
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
No final desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de:
- Dada a real problemática, estar ciente da importância da escolha dos métodos e técnicas corretos no processo de investigação em Ciências Sociais;
- Conhecer os conceitos e práticas da estatística descritiva e inferencial com maior relevância para a análise de estudos empíricos em ciências sociais;
- Ter conceitos básicos sobre a teoria das probabilidades e variáveis aleatórias.
- Conhecer e saber cálular os parâmetros das principais distribuições discretas (Distribuição Binomial) e contínuas (Dist. Normal e t-Student);
- Saber realizar estimação por intervalo de confiança e testes de hipóteses;
- Conhecer e saber utilizar os principais testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos, recorrendo ao IBM SPSS;
- Realizar o processamento estatístico de dados no IBM SPSS, seja no nível descritivo ou inferencial;
- Saber manipular (recodificar e criar novas variáveis, entre outras) a base de dados utilizando o IBM SPSS;
- Redigir um relatório científico no estilo APA.
Programa
- Análise preliminar de dados estatísticos
- Introdução geral
- Revisão dos principais conceitos da estatística descritiva
- Análise preliminar de dados estatísticos no SPSS
- Distribuições
- Conceitos básicos de Teoria das Probabilidades
- Variáveis aleatórias
- Parâmetros de distribuições
- Principais distribuições de probabilidade: Discretas e Contínuas
- Intervalos de Confiança
- Testes de Hipóteses
- Testes de hipóteses paramétricos
- Testes de hipóteses não paramétricos
- Regressão Linear
- Análise estatística de dados com o SPSS
- Realização de exercícios práticos com recurso ao SPSS
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O delineamento do programa desta disciplina, visa mostrar a importância da análise estatística na actividade do assistente social; promover a aquisição de conhecimentos que permitam conceptualizar, modelizar e avaliar estudos de campo; contribuir para a compreensão dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade, como forma de aumentar a probabilidade de sucesso da intervenção social e promover a aplicação simulada da inferência estatística a casos concretos, através da utilização do programa informático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).
Bibliografia Principal
Pestana, M. H & Gageiro, J. N. ;Análise de dados para Ciências Sociais, Edições Sílabo, Lisboa, 2008. ISBN: 972-618-297-2 |
João Marôco;Análise Estatística com o SPSS Statiscs (7ª edição), ReportNumber, 2018. ISBN: 9789899676374 |
Rui Campos Guimarães;Estatística, McGraw-Hill de Portugal, 1997. ISBN: 972-8298-45-5 |
Joaquim Pinto Coelho, Luísa Margarida Cunha e Inês Lagatheaux;Inferência Estatística, Edições Sílabo, Lda, 2008. ISBN: 978-972-618-517-8 |
Hall, A., Neves, C. e Pereira, A. ;Grande Maratona de Estatística no SPSS, Escolar Editora, Lisboa , 2011. ISBN: 978-972-592-301-6 |
Alan Bryman e Duncan Cramer;Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora, 1992. ISBN: 972774169X, 9789727741694 |
Hill, M.M. e Hill, A. ;Investigação por questionário, Edições Sílabo, Lda, 2000. ISBN: 972-618-273-5 |
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma disciplina teórico-prática, a metodologia de ensino-aprendizagem pressupõe aulas em dois sentidos:
- Aulas de carácter mais expositivo para apresentação dos principais conteúdos programáticos ilustrados com exemplos concretos e apelando à discussão com os alunos;
- Aulas de carácter prático, por um lado com a realização de exercícios práticos de forma a solidificar os conceitos teóricos transmitidos, por outro lado recorrendo ao software para estatística IBM SPSS para o desenvolvimento de um conjunto diversificado de trabalhos relacionados com as matérias leccionadas.
Existirão ainda aulas tutoriais para acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação Distribuída - realização de dois testes com um peso de 50% cada. |
Teste/Exame |
|
|
Exame Final (Época Normal): realização de um exame escrito final (ponderação de 100%) |
Teste/Exame |
|
|
Exame de recurso (ponderação de 100%) |
Teste/Exame |
|
|
|
Total: |
45 |
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Uma vez que os objetivos de aprendizagem da unidade curricular incluem a aquisição de conhecimentos de decisão, cálculo, interpretação de indicadores e testes estatísticos, assim como a sua implementação num software estatístico (IBM SPSS) e ainda a sua posterior utilização e aplicação prática na resolução de problemas concretos, propõe-se a utilização de uma metodologia de aprendizagem ativa que se baseia essencialmente na resolução de pequenos exercícios, integrando-os no desenvolvimento de um relatório científico no final da unidade curricular, promovendo assim a participação proativa do aluno no processo de aprendizagem.