Código: | SS1910243 | Sigla: | SEPSS6 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 53 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 6,5 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 34,00 |
Orientação Tutorial: | 32,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 0,00 |
Orientação Tutorial: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 30,00 |
Orientação Tutorial: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 30,00 |
Orientação Tutorial: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Objetivos de aprendizagem
OA1.Deter conhecimentos teóricos sobre o fenómeno em estudo;
OA2.Deter conhecimentos teóricos sobre metodologias de intervenção em ordem à produção de mudança de condições de vida de indivíduos, famílias e contextos comunitários
OA3. Adquirir conhecimentos teóricos sobre modos de vida familiares;
OA4. Adquirir e mobilizar conhecimentos sobre o modelo social de intervenção na área em estudo, destacando o potencial de intervenção transformadora do Assistente Social.
OA5. Adquirir conhecimentos sobre estruturas e práticas no âmbito dos fenómenos em estudo
(i)Políticas, estruturas e domínios de intervenção no âmbito dos fenómenos em estudo
(ii) Fatores biopsicossociais que podem ter influência sobre a diversidade de situações que atingem indivíduos e famílias neste problema/fenómeno social
(iii) Teoria da aprendizagem social e modificação de comportamentos e atitudes;
(iv) Valores, atitudes e competências exigidos à prática profissional do Assistente Social.
(v) Explicitação da utilidade/sentido dos saberes que reflete na elaboração do Relatório relativamente à prática profissional: natureza da instituição, organigrama, conhecimento das regras de conduta institucional, processos comunicacionais entre profissionais no contexto institucional, procedimentos éticos na condução de entrevistas, a planificação do trabalho, a importância dos diagnósticos sociais e institucionais para a intervenção, a elaboração de instrumentos de observação e registo, a metodologia do trabalho em Rede, a mobilização de competências de inteligência emocional (reflexividade, resiliência, regulação emocional, motivação, entreajuda,¿) tanto no plano individual como no trabalho em equipa .
Os conteúdos programáticos enunciados pretendem alcançar a totalidade dos objetivos prescritos para o Seminário de Estudo das Práticas de Serviço Social 6, do 3º ano
Albertella, L., Copeland, J., Pelley M.E. (2017). ;Cannabis use ir early adolescence is associated with higher negative schizotypy in females, The Journal of The European Psychiatry Association, Vol. (45), 235-241. |
Goleman, D. (2015).; El cerebro y la inteligencia emocional: nuevos descubrimientos. B de Books. |
Gonçalves, O. (1990). ;Terapia comportamental: Modelos teóricos e manuais terapêuticos. Porto: Edições jornal de psicologia. |
Märtin, D., & Boeck, K. (2013). ;EQ. Inteligencia Emocional: Claves para triunfar en la vida. Edaf. |
Mendonça, L. G. T., & Coelho, T. C. (2019). ; A INTENVENÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL APLICADA EM DEPENDENTES QUÍMICOS. Caderno Científico UNIFAGOC de Graduação e Pós-Graduação, 3 (1). |
Sacadura, M.J. & Almeida, H.N. (2018). ;Contributos e desafios das neurociências para o Serviço Social em Portugal, Atas do V Congresso Nacional de Serviço Social, APSS, 148-151 |
Woerner, C. B. (2015). ;Serviço Social e Saúde Mental: atuação do assistente social em comunidade terapêutica. Textos & Contextos, 14, pp. 174 - 185. doi:10.15448/1677-9509.2015.1.18155 |
Oliveira, S., Monteiro, L., Freixo, T., & Venâncio, A. (2010). ;Interações medicamentosas entre a metadona e os anti- retrovirais. Revista Toxicodependências, 16 3), 59-66. |
Paiva, M., & Lourenço, A. (2011). ;Rendimento académico: Influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(4), 393-402. |
Vaz Serra, A., et al., (1986): ;Auto-conceito e ansiedade social, Psiquiatria Clínica, 7 (2), pp. 103 a 108 |
·¿1Do ponto de vista pedagógico, no Seminário 6 de Reinserção Social de Consumidores de Substâncias, abandona-se um modelo tradicional, assente em aulas magistrais, e opta-se por um modelo integrativo que, fazendo do estudante o centro da aprendizagem, assegura o acesso aos conhecimentos através do recurso à teoria da aprendizagem social na perspectiva cognitivo comportamental.
Nos Seminários de Estudo das Práticas de Serviço Social 6, relativos às outras Áreas/Fenómenos em estudo, os Métodos de Ensino serão em conformidade com a opção das docentes, no quadro da liberdade científico-pedagógica que o ISSSP preza e salvaguarda.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 150 | |
Total: | 150 |
AvAvaliação - Modalidade de Avaliação Contínua
Avaliação Contínua em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos das Licenciaturas em Serviço Social e Gerontologia Social
A classificação final será o resultado da média ponderada das classificações obtidas em cada um dos parâmetros deavaliação previstos
De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Em conformidade com RAC referenciado