Código: | SS1910242 | Sigla: | DC2 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 42 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 3º | 3 ECTS |
Teórico-Práticas: | 32,00 |
Orientação Tutorial: | 16,00 |
Docência - Horas
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Capacitar os estudantes para:
1. A metodologia (participativa) de projeto
1.1. Planeamento e projeto
1.2. A construção de projetos de intervenção em desenvolvimento comunitário: principais etapas:
1.2.1. O Diagnóstico:
O ponto 1 do programa cumpre o objetivo de capacitar os estudantes para a construção de um projeto de intervenção comunitária nas suas diferentes fases, designadamente a etapa de elaboração de um diagnóstico, definição de objetivos, planificação de ações e avaliação das mesmas.
O ponto 2 do programa contribui para ampliar os conhecimentos teórico práticos dos alunos em matéria de participação e organização de comunidades em torno de projetos de desenvolvimento.
Mirian Veras Baptista;Planejamento Social Intencionalidades e Instrumentação, Veras Editora, 2007 |
Guia Prático da Economia Socia, 2020. ISBN: 978.972.9424-56-4 |
Cristina Parente;Empreendedorismo Social em Portugal, Universidade do Porto, 2014 |
Rogério Roth;Fontes de Financiamento e Fomentadores de Projetos Educacionais, 2019 |
Maurilio de Castro;Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica, Editora da UNB, 2010 |
Marcelo Gallo;Pesquisa Participante , 2021 (Material produzido para aula da disciplina) |
A metodologia de ensino centrar-se-á na construção dialógica de conhecimento a partir dos conteúdos programáticos (aulas TP) e no desenvolvimento de dinâmicas de grupo e trabalhos em pequenos grupos, onde o objetivo é exercitar e aplicar os conhecimentos apreendidos nas aulas teórico-práticas (aulas tutoriais). Procurar-se-á, igualmente, mobilizar os alunos em torno de construir junto a quatro frentes de trabalho: Trabalhadoras do Sexo: travestis e transexuais; Mulheres vítima de violência doméstica; Jovens da Comunidade Cigana e População Sem Abrigo, um projeto de desenvolvimento comunitário em entidades que fazem o atendimento e acompanhamento destas populações.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 48 | |
Total: | 48 |
A proposta deste semestre para avaliação será a construção de um projeto de intervenção com foco no desenvolvimento de comunidade
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos):
Realização de um Projeto de Intervenção Comunitária. O trabalho pode ser individual ou em grupo (máximo TRÊS elementos). (ponderação de 70%).
Apresentação oral do Projeto de Intervenção em sala de aula (ponderação de 30%).
2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual.
Os trabalhos deverão ser entregues em dois produtos a partir dos debates em sala de aula e do acompanhamento da construção do Projeto de Intervenção.
A metodologia de ensino é coerente com os objetivos de aprendizagem desta UC na medida em que assenta não apenas numa abordagem expositiva a temas como a metodologia de projeto e os modelos de participação, mas também na aplicação desses mesmos conhecimentos na realização de um projeto de intervenção e sua apresentação oral em turma (modelo de avaliação da disciplina).