Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Esta unidade curricular proporciona conhecimentos que permitem a compreensão do processo de adaptação das pessoas idosas e das dinâmicas sociais em contexto institucional. Deste modo, assumem-se como objetivos os seguintes: 1. Fornecer um quadro teórico para a compreensão da condição social dos idosos em contexto institucional e a sua evolução ao longo do tempo; 2. Identificar processos de adaptação adotados pelos residentes em instituições de apoio social, incluindo as estratégias de conformidade e as adaptações secundárias; 3. Explorar as alterações da identidade nas pessoas idosas e o impacto da
institucionalização; 4. Identificar estratégias de promoção de envelhecimento ativo e de bem-estar em pessoas idosas residentes em instituições de apoio social; 5. Identificar boas práticas institucionais no apoio à adaptação dos idosos aquando a admissão.
Programa
1. Tendências
demográficas e de outras tendências sociais, bem como as dificuldades e as
oportunidades que estas tendências colocam para as instituições de apoio.1. Tendências demográficas e de outras tendências sociais, bem como as dificuldades e as oportunidades que estas tendências colocam para as instituições de apoio social.
2. Fatores preditores da institucionalização.
3. Instituições totalitárias e as instituições de apoio às pessoas idosas.
4. Institucionalização e as alterações na identidade das pessoas idosas.
5. Estratégias de adaptação: estratégias de conformidade e adaptações secundárias.
6. Fatores de natureza multidimensional relacionados com o percurso das pessoas mais velhas nas instituições:
6.1. Estereótipos e preconceitos
6.2. Espaços físicos e ambiente
6.3. Avaliação multidimensional (incluindo a história de vida)
7. Intervenções e projetos para a promoção dinâmicas sociais mais ativas e adaptativa
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos foram definidos no sentido de promover a aquisição de conhecimentos teóricos através da exposição teórica dos temas e a participação ativa dos alunos na sua discussão. Espera-se que a exposição teórica dos conteúdos e a participação ativa dos estudantes em discussões ou debates, contribuam diretamente para os objetivos de aprendizagem da UC.
Bibliografia Principal
Campenhoudt, L. V. ;Introdução à análise dos fenómenos sociais. , 2003. ISBN: Gravita.
Goffman, E.;Manicómios, prisões e conventos. , Editora Perspectiva, 1990
Guedes, J. ;Viver num Lar de Idosos. , Coisas de Ler. , 2013
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.;Portaria n.º 349/2023. Diário da República, 1ª série, 219 (novembro): 27-51., 2013
Paúl, C., Ribeiro, O. ;Manual de Gerontologia., Lidel, 2012
Veigas, S. M., Gomes, C. A. ;A identidade na velhice. , Ambar, 2007
Métodos de Ensino
Trata-se de uma unidade
curricular de natureza teórica, na qual serão utilizados métodos de ensino,
nomeadamente do tipo expositivo. Serão igualmente utilizadas metodologias
participativas, tais como a promoção de discussão/debate sobre tópicos da UC ou
realização de exercícios e atividades na aula que apoiem a consolidação de
conhecimentos.
Modo de Avaliação
1
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
32,5
Teste de Avaliação
Teste/Exame
2
Teste de Avaliação
Teste/Exame
2
Total:
36,5
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de
ensino propostas visam o desenvolvimento integrado dos conhecimentos referidos
nos conteúdos programáticos e das competências relacionadas.