• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > G2410318
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Análise da Institucionalização da Velhice


Código: G2410318    Sigla: AIV
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 9 Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto 4 ECTS 32,5 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2-GS

Teóricas: 15,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,50
Natália Sofia Correia Duarte   2,50
Inquéritos Totais 1 0,00
Natália Sofia Correia Duarte   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta unidade curricular proporciona conhecimentos que permitem a compreensão do processo de adaptação das pessoas idosas e das dinâmicas sociais em contexto institucional.  Deste modo, assumem-se como objetivos os seguintes: 1. Fornecer um quadro teórico para a compreensão da condição social dos idosos em contexto institucional e a sua evolução ao longo do tempo; 2. Identificar processos de adaptação adotados pelos residentes em instituições de apoio social, incluindo as estratégias de conformidade e as adaptações secundárias; 3. Explorar as alterações da identidade nas pessoas idosas e o impacto da 
institucionalização; 4. Identificar estratégias de promoção de envelhecimento ativo e de bem-estar em pessoas idosas residentes em instituições de apoio social; 5. Identificar boas práticas institucionais no apoio à adaptação dos idosos aquando a admissão.

Programa

1. Tendências demográficas e de outras tendências sociais, bem como as dificuldades e as oportunidades que estas tendências colocam para as instituições de apoio.1. Tendências demográficas e de outras tendências sociais, bem como as dificuldades e as oportunidades que estas tendências colocam para as instituições de apoio social. 2. Fatores preditores da institucionalização. 3. Instituições totalitárias e as instituições de apoio às pessoas idosas. 4. Institucionalização e as alterações na identidade das pessoas idosas. 5. Estratégias de adaptação: estratégias de conformidade e adaptações secundárias. 6. Fatores de natureza multidimensional relacionados com o percurso das pessoas mais velhas nas instituições: 6.1. Estereótipos e preconceitos 6.2. Espaços físicos e ambiente 6.3. Avaliação multidimensional (incluindo a história de vida) 7. Intervenções e projetos para a promoção dinâmicas sociais mais ativas e adaptativa


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos foram definidos no sentido de promover a aquisição de conhecimentos teóricos através da exposição teórica dos temas e a participação ativa dos alunos na sua discussão.  Espera-se que a exposição teórica dos conteúdos e a participação ativa dos estudantes em discussões ou debates, contribuam diretamente para os objetivos de aprendizagem da UC.

Bibliografia Principal

Campenhoudt, L. V. ;Introdução à análise dos fenómenos sociais. , 2003. ISBN: Gravita.
Goffman, E.;Manicómios, prisões e conventos. , Editora Perspectiva, 1990
Guedes, J. ;Viver num Lar de Idosos. , Coisas de Ler. , 2013
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.;Portaria n.º 349/2023. Diário da República, 1ª série, 219 (novembro): 27-51., 2013
Paúl, C., Ribeiro, O. ;Manual de Gerontologia., Lidel, 2012
Veigas, S. M., Gomes, C. A. ;A identidade na velhice. , Ambar, 2007

Métodos de Ensino

Trata-se de uma unidade curricular de natureza teórica, na qual serão utilizados métodos de ensino, nomeadamente do tipo expositivo. Serão igualmente utilizadas metodologias participativas, tais como a promoção de discussão/debate sobre tópicos da UC ou realização de exercícios e atividades na aula que apoiem a consolidação de conhecimentos.


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  32,5
Teste de Avaliação  Teste/Exame  2
Teste de Avaliação  Teste/Exame  2
  Total: 36,5

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino propostas visam o desenvolvimento integrado dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e das competências relacionadas.