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Projeto de Intervenção e Estágio


Código: G2410333    Sigla: PIE
Áreas Científicas: Gerontologia Aplicada

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 6 Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto 17 ECTS 264 425

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3-LG

Seminário: 27,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 3,00
Estágio: 17,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00
Estágio Totais 1 17,50
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Inquéritos Totais 1 0,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Em função do diagnóstico institucional elaborado, pretende-se que o aluno seja capaz de propor e introduzir mudanças organizacionais, com implicações diretas ou indiretas na gestão da organização ou na prestação de cuidados que suscitam uma melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas. Espera-se que no final da UC o aluno seja capaz de: (i) utilizar saberes teóricos para o estudo das organizações e para a conceção de projetos de mudança organizacional; (ii) envolver as pessoas idosas, família e cuidadores como membros da equipa de cuidados/apoio na tomada de decisões e planeamento de serviços; (iii) conceber e implementar atividades, projetos ou serviços que introduzam mudanças positivas no funcionamento institucional e recoloquem a pessoa idosa no centro da organização; (iv) avaliar e aperfeiçoar continuadamente os dispositivos de ação implementados e o impacto das intervenções na melhoria dos funcionamentos institucionais e dos processos de envelhecimento dos indivíduos.

Programa

1. Modos de conhecer e fazer em gerontologia social 1.1 A construção de hipóteses teóricas acerca dos principais problemas relacionados com o funcionamento das instituições (ex: dificuldade em prestar cuidados personalizados e de qualidade; desinvestimento afetivo nos idosos e na construção de redes de relacionamento significativas; insuficiência de formação e de recursos humanos; dificuldades arquitetónicas e no plano das acessibilidades; desinvestimento na autonomia e na capacidade de decisão dos idosos) 1.2 A definição de hipóteses operacionais conducentes à minimização dos problemas (ex: programas que favoreçam, entre outros domínios, a troca intergeracional, a elevação cultural e a aprendizagem ao longo da vida, a estimulação física, a saúde, a formação para os cuidadores, os cuidados pessoais dignificantes, a implicação dos idosos na gestão do quotidianos institucionais; o trabalho em equipa multidisciplinar) 1.3 Fundamentação das propostas, metodologias, recursos e avaliação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A problematização das causas dos problemas de funcionamento das instituições tornará possível a definição de hipóteses de trabalho conducentes à sua minimização. O recurso a saberes teóricos diversos, particularmente centrados no fenómeno organizacional, assume-se como crucial quer para o estudo das organizações quer para a conceção de projetos de mudança organizacional. A metodologia de projeto facilitará a compreensão das várias fases inerentes à concretização das propostas: desde o diagnóstico dos problemas e problematização das suas causas, até à definição de hipóteses de transformação, materializadas em dispositivos de ação, projetos e atividades. Serão especificados objetivos e resultados esperados. A avaliação será formalizada através de indicadores concretos, cuja análise permite perceber o que foi concretizado e o que se afastou do previsto. Destaca-se a competência do gerontólogo para envolver idosos, família e cuidadores na tomada de decisões de programas e atividades.

Bibliografia Principal

Fonseca, A. M.;Ageing in Place. Envelhecimento em Casa e na Comunidade. Modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem estar das pessoas idosas. , Fundação Calouste Gulbenkian. Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia Porto, 2021
Matos, A. D.; Sá, A.; Fernandes, D.; Noronha, E.; Amorim, I.; Mor, M.P.; Silva, M. & Alves, S. ;Manual de Atividades de Promoção de Estilos de Vida Saudáveis no Envelhecimento, , EAPN ¿ Rede Europeia Anti Pobreza/Portugal., 2013
Gonçalves-Pereira M, Marques MJ ;Programas de intervenção psicossocial validados na demência. Formação disponível em Portugal com interesse potencial para equipas. , Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (Coordenador: Miguel Xavier), Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., Ministério da Saúde. Portugal, 2022
Fernández-Ballesteros, R;Envejecimiento activo ¿ contribuciones de la psicologia. , Madrid: Ediciones Pirámide , 2009
Fonseca, A. M. (coord.);Envelhecimento, Saúde e Doença ¿ Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos., Lisboa: Coisas de Ler , 2014
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Ativo., Lisboa: Lidel., 2011
Martins, E. C. ;Gerontologia. Gerontagogia. Animação Cultural em Idosos. , Lisboa: Editorial Cáritas, 2013

Métodos de Ensino

Pretende-se que os alunos tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de ação, em permanente aperfeiçoamento. Assim, as aulas serão do tipo teórico-prático, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem ativa e a problematização das experiências observadas nos estágios; exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia; debates ou trabalhos de grupo sobre ações a planear e a desenvolver; role-playing em torno do treino de competências direcionadas para o enfrentamento de situações reais; discussão orientada de textos científicos e seminários direcionados para o conhecimento de projetos diversificados nesta área. A avaliação é contínua, integrando: trabalhos realizados ao longo do semestre; assiduidade e participação ativa nas aulas e no estágio; relatório final. A avaliação integrará também o parecer do orientador local, relativamente ao desempenho do aluno no estágio.


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  287
Assiduidade e participação ativa nas aulas - 10%  Participação Presencial 
Relatório de estágio - 40%  Relatório/Dissertação 
Qualidade do trabalho de estágio - 50%  Estágio 
  Total: 287

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A participação dos alunos nos contextos de estágio é contratualizada na base do pressuposto que estes devem ser agentes ativos de investigação e ação. Neste sentido, desenvolve-se um trabalho de articulação permanente com o terreno, mobilizando todo o quadro teórico em estudo nas várias áreas disciplinares que fundamentam a gerontologia social. A pedagogia assenta no conhecimento in loco das instituições e seus utilizadores a fim de reequacionar modos de funcionamento institucionais que favoreçam a participação ativa dos vários interlocutores, e muito em especial das pessoas idosas, na tomada de decisões e planificação de serviços. Rentabilizando os saberes teóricos trabalhados nas várias unidades curriculares do curso, aos alunos são estimulados a interpretar as causas dos problemas que afetam o funcionamento da organização e a fundamentar a pertinência de um conjunto de ações a implementar. Pretende-se, assim, investir os saberes teóricos na ação e favorecer uma ampla participação e discussão acerca das intervenções e dos projetos a concretizar, sejam mais relacionados com as regras, os serviços institucionais prestados, a oferta de atividades disponibilizada ou as relações entre atores. A metodologia de ensino aprendizagem ativa e centrada em dinâmicas interativas que privilegiam a reflexão permanente dos problemas/desafios contribui para que os projetos implementados possam ser permanentemente acompanhados e sujeitos a um processo de avaliação dinâmica, permitindo a reformulação de dimensões não conseguidas de acordo com o esperado. O trabalho de discussão de experiências profissionais terá como propósito o desenvolvimento do espírito crítico acerca das estratégias de intervenção que introduzam mudanças positivas no funcionamento institucional e recoloquem a pessoa idosa no centro da vida organizacional.