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Avaliação de Residências, Programas e Serviços 1


Código: G2410325    Sigla: ARPS1
Áreas Científicas: Gerontologia Aplicada

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 8 Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto 4 ECTS 32,5 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3-LG

Teórico-Práticas: 27,50
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,50
Ana Cristina Rodrigues Carvalho   2,50
Inquéritos Totais 1 0,00
Ana Cristina Rodrigues Carvalho   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Conhecimentos teórico-práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços para pessoas mais velhas:


1. Capacitar para o facto que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade não ser um mero ¿custo acrescido¿, ideia que prevalece em algumas organizações.
2. Compreender que a melhoria da gestão da organização e da qualidade do produto/serviço oferecido conduz a um aumento da produtividade, que por sua vez garante uma redução dos custos e tem potencial para atrair novos clientes.
3. Reconhecer que numa economia de mercado a qualidade dos serviços prestados é uma das condições necessárias para assegurar que os clientes/consumidores lhe atribuem valor.
4. Identificar boas práticas em instituições residenciais e/ou outras respostas e serviços conducentes à prestação de serviços de qualidade e à preservação da dignidade e autonomia das pessoas mais velhas.

Programa

1. Evolução do conceito de qualidade;
2. Valores fundamentais da Gestão da Qualidade;
3. Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade;
4. Qualidade e certificação;

5. Referenciais normativos (normas ISO ¿ International Standards Organization; Modelos de Avaliação de Qualidade das Respostas Sociais ¿ MAQRS);
6. Boas práticas institucionais;

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos desta unidade curricular foram definidos de forma a promover a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nos(as) estudantes, no que concerne a ferramentas, técnicas e construtos fundamentais no âmbito da gestão organizacional e qualidade das respostas sociais.

Bibliografia Principal

Andrade, A (Coord.);Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Um Modelo Integrado de Aplicação da CAF, Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho,, 2004
APCER;Guia do utilizador ISO 9001:2015, Lisboa: APCER, 2015 (apcergroup.com/pt/certificacao/pesquisa-de-normas/81/iso-9001)
Instituto da Segurança Social;Manual de Avaliação da Qualidade. Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social, 2007
Instituto da Segurança Social;Manual de Processos-Chave. Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social , 2007
Instituto da Segurança Social ;;Questionário de avaliação da satisfação. Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social , 2007
Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID Crianças, Idosos e Deficientes ;Cidadania, Instituições e Direitos; Manual de Boas Práticas: um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas, Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P., 2005
Paulos, C.;Gestão de Instituições para Idosos: Qualidade, Humanidade e Eficiência em Cuidados Geriátricos, Dashofer Holding Ltd, 2010
Sampaio, P.; Paiva, A.; Capelas, L. (coord.);Sistemas de Gestão da Qualidade, Lisboa: Edições Sílabo, 2010
Santos, P.;Gestão de Organizações Sociais: Diagnóstico. Planeamento, Acompanhamento e Avaliação, Edições Esgotadas, 2021

Métodos de Ensino

Trata-se de uma unidade curricular de natureza teórico-prática, pelo que articulará metodologias expositivas (com apresentação teórica do modelo de avaliação da qualidade selecionado), participativas (brainstorming, promoção de debate), colaborativas (trabalhos de grupo), de resolução de problemas (análise de casos, resolução de exercícios) e de pesquisa (análise crítica de material escrito e/ou audiovisual).


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua

Avaliação Distribuída:
Realização de uma ficha de avaliação individual ¿ 30%
Realização de um trabalho prático ¿ 70%

Avaliação Final

De acordo com o Regulamento de Conhecimentos da Licenciatura em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino propostas visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos.