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Técnicas Activas de Grupo 1


Código: SS2210205    Sigla: TAG1
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 29 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 3 ECTS 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Laboratoriais: 22,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Carlos António da Silva Peixoto   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Madalena Sofia Alves de Oliveira Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Aquisição de noções fundamentais sobre a comunicação e e os pressupostos e requisitos da comunicação na relação de ajuda com base no modelo rogeriano da Abordagem Centrada na Pessoa.
2. Desenvolvimento de competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, através de um processo experiencial, no formato de Grupos de Encontro, segundo o modelo da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

Espera-se que: (1) os estudantes desenvolvam capacidade de auto-reflexão e de análise acerca da complexidade do processo de comunicação em geral e na construção da relação de ajuda, em particular; (2) os estudantes fiquem habilitados a relacionar estes conhecimentos com a sua futura prática como Assistentes Sociais.

Programa

I - A comunicação como base de suporte da acção de qualquer interventor social. Conceito de comunicação. Contributos da Escola de Palo Alto para compreender o acto comunicativo. As relações de comunicação enquanto relações de poder. O paradigma da simetria-complementaridade para compreender como e por que razão o poder anda associado às relações de comunicação. Condições para uma comunicação eficaz.
II - Conceitos-chave de grupo, da dinâmica de grupo e das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano.
a) Dinâmica de grupos: i. directividade vs não directividade; ii. tendência actualizante.
b) Condições necessárias para a actualização das potencialidades do grupo: i. aceitação incondicional positiva; ii. compreensão empática; iii. congruência.
c) A escuta activa;
d) Consequências de uma intervenção em grupo: a descoberta da acção do grupo sobre os seus participantes;
III - Experiência de integração num grupo de encontro.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Considera-se que os temas abordados - no plano teórico e tanto quanto possível também em termos experienciais através do recurso à prática simulada, a exemplos concretos e à experiência vivida pelos próprios estudantes - permitirão que compreendam e reflitam sobre a centralidade da comunicação no processo de construção da relação de ajuda e das formas que esta pode assumir (relação interpessoal e/ou no seio de grupos) e tomem consciência de algumas das características fundamentais que concorrem para a tornar eficaz.

Bibliografia Principal

Bermejo, J. C.;Apuntes de relación de ayuda, Sal Terrae, 1998
Bernard, A-M et al;La relation d'aide en service social, Éditions Érès, 2005
Bermejo, J. C.;Apuntes de relación de ayuda, Sal Terrae, 1998
Bernard, A-M et al.;La relation d'aide en service social, Éditions Érès, 2005
Bianchi, E.;El servicio social como processo de ayuda, Barcelona, Ediciones Paidos, 1994
Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes ed., 1985
Torralba, F.;A arte de saber escutar, Guerra e Paz, Editores S.A. , 2010
Tremblay, L.;La relation d'aide: developper des competences pour mieux aider, Editions Saint-Martin, 2003
Reith¿Hall, E., & Montgomery, P. ;Communication skills training for improving the communicative abilities of student social workers: A systematic review. Campbell systematic reviews, 19(1), e1309., 2023
Berezovska, L.I.;Development of skills to listen to the interlocutor in the process of future social workers , communication and speech training. Scientific Bulletin of Mukachevo State University. ¿Pedagogy and Psychology¿ 6(1), 102-108., 2020
Fachada, M. O. ;Psicologia das relações interpessoais. , Lisboa: Edições Rumo, 2001
Allison, K. & Nightbird, M.;Core Communication Skills for Social Work Practice A Teaching Guide for Effective Use of Demonstration Videos. ., University of British Columbia, 2020
Shebib, B. ;Choices: Interviewing and Counselling Skills for Canadians. , Pearson Canada Inc., 2016
Seden, J. ;Counselling skills in social work practice. , Maidenhead: Open University Press and McGraw-Hill Education. , 2005
Egan, G. ;The skilled helper: a problem management approach to helping. 5th edn. , Pacific Grove, CA: Brooks/Cole. , 1994
Borek AJ, Smith JR, Greaves CJ, et al.; Developing and applying a framework to understand mechanisms of action in group-based, behaviour change interventions: the MAGI mixed-methods study. , Journals Library; Jun, 2019
Zanella, A. V.;Dinâmicas e práticas em grupos sociais. , Cortez, 2018
Zimerman, D. E. & Osório, L. C, ;Como trabalhamos com grupos , ArtMed Editora , 1997

Métodos de Ensino

Aulas expositivas. Discussão de textos, de temas e da experiência dos estudantes em grupo. Interação dinâmica de grupo.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Contínua

Não aplicável.

Avaliação Final


Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma vez que, com a disciplina, se pretende que os alunos se apropriem de um conjunto de novos conhecimentos e simultaneamente adquiram as competências básicas para perceber a sua utilidade no exercício da profissão, considera-se indispensável investir na sua exposição de uma forma que se pretende estruturada e coerente, tornando-os inteligíveis, e na combinação destes momentos com outros em que os alunos são desafiados a mobilizar os referidos conhecimentos perante problemas/exercícios concretos (prática simulada, análise de situações concretas, dinâmicas de grupo).