• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS1206

Nutrição e Envelhecimento


Código: GS1206    Sigla: NE

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Área de Ensino: Ciências da Saúde

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 9 Despacho 6311/08 de 05 de Março 2 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1

Teóricas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Beatriz de Oliveira Teixeira   2,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Conhecer, saber utilizar, aplicar e interpretar os conhecimentos adquiridos relacionados com a temática da alimentação/nutrição no envelhecimento.
Proporcionar conhecimentos abrangentes sobre a prestação de cuidados alimentares a idosos.

Programa

Nutrição, estado nutricional e saúde: relevância no envelhecimento.
2. Alimentos e nutrientes: conceitos gerais.
3. Particularidades biológicas, sociais, culturais e a sua interação com a alimentação/nutrição do idoso.
4. Necessidades nutricionais e recomendações alimentares e nutricionais no envelhecimento.
5. Avaliação do estado nutricional na população sénior.
6. Prestação de cuidados alimentares em instituições geriátricas e prestadores de cuidados.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A UC estrutura-se em torno de uma abordagem multidisciplinar que permita ao estudante compreender a relevância dos determinantes de várias índoles nos hábitos alimentares dos idosos, sua composição corporal e consequente qualidade de vida.

Métodos de Ensino

De acordo com o plano de estudos em vigor, a unidade curricular representa um tempo total de contacto de 30 horas. A UC de Nutrição e Envelhecimento é uma disciplina teórica. No entanto, as sessões contemplam não só exposição de conteúdos, mas também atividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem: leitura e discussão de artigos fornecidos e outros exercícios práticos de forma a estimular o raciocínio e a análise crítica.
A avaliação da UC será distribuída, nos seguintes módulos:
- 10% Assiduidade
- 30% Trabalho de grupo
- 60% Exame


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
  Total: 30

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O recurso a metodologias expositivas permite a exploração aprofundada dos conteúdos temáticos e objetivos da UC, acrescidos da leitura e análise de outros recursos pedagógicos indicados.
As discussões e as reflexões conjuntas favorecem a compreensão das implicações das aprendizagens dos conteúdos programáticos centrais da UC.