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Estágio III


Código: GS2107    Sigla: E3

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 4 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 3,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se que o aluno mobilize conhecimentos e treine competências relativas ao trabalho com idosos, governos locais e organizações comunitárias em prol do desenvolvimento de territórios amigos das pessoas idosas.

Espera-se que seja capaz de:

(i) analisar dinâmicas das atuais configurações demográficas e familiares e seu impacto na solidariedade social e interdependência;

(ii) reconhecer que as condições de vida dos mais velhos e suas famílias são influenciadas pelas políticas locais e globais;

(iii) desenhar um estudo na comunidade utilizando métodos e procedimentos de recolha de dados que produzam conhecimento gerontológico fiável e válido;

(iv) realizar um diagnóstico que evidencie potencialidades e fragilidades da comunidade, espelhando as visões dos vários interlocutores;

(v) reconhecer os princípios e valores éticos inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas;

(vi) desenvolver relações de cooperação com vários agentes e entidades da comunidade.


Programa

1.Modos de conhecer e fazer em gerontologia social

1.1 O envelhecimento experienciado num determinado contexto comunitário: aprofundar o impacto que as mudanças que se têm vindo a operar nas estruturas demográfica e familiar produzem nas comunidades locais e os desafios que colocam à construção de políticas e projetos de proteção das pessoas idosas;

1.2 A condução dos processos de integração e participação nos contextos de estágio, atendendo às particularidades dos contextos locais e do trabalho de articulação entre equipas, projetos, agentes privilegiados da comunidade e pessoas idosas;

1.3 Construção de diagnósticos sócio locais através de uma avaliação multidimensional que espelhe as particularidades dos contextos e assente em instrumentos de recolha e análise de dados (grelhas de observação; guião de entrevista; inquéritos à população; análise de documentos e estatísticas existentes);

1.4 Análise integrada da informação recolhida.


Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos visam traduzir os conhecimentos teóricos multidisciplinares em projetos de ação. Parte-se do aprofundamento do impacto que mudanças complexas operadas nas estruturas demográficas e familiar produzem na solidariedade social e relações de interdependência. Estas mudanças traduzem-se em desafios e problemas aos quais as comunidades locais atribuem respostas distintas através das medidas de política social global e nacional e através medidas e projetos de expressão local. Percebe-se que os contextos locais não providenciam a mesma qualidade e diversidade de serviços ou projetos, nem os seus agentes se articulam nas mesmas lógicas de parceria ou rentabilização e partilha de recursos. Neste sentido, os conteúdos programáticos respondem à necessidade de construir um diagnóstico local, acionando procedimentos de investigação éticos e fiáveis que permitam ao investigador desenvolver relações de cooperação e espelhem as visões dos vários interlocutores.


Bibliografia Principal

Serrano, G.;Elaboração de projetos sociais, Porto Editora, 2008. ISBN: 978-972-0-34857-9
Foote, C. & Stanners, C. ;Integrating care for older people: new care for old: a systems approach, London: Jessica Kingsley Publishers, 2005
Fernandes, R.;Avaliação comunitária de uma população de idosos: da funcionalidade à utilização de serviços, Coimbra: Mar da Palavra, 2009
Guerra, I.;Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção, Principia, 2002. ISBN: 972-8500-85-8
Friedrich, D. ;Successful aging: integrating contemporary ideas, research findings, and intervention strategies, Springfield: Charles C. Thomas Publisher, 2001
López, S. M. M. & Haro, A. E. ;Alternativas socioeducativas para las personas mayores, Madrid: Dykinson, 2009
Pereira, J. D. L., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M. ;Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade, Chaves: Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2013
Pearce, B.W. ;Senior living communities: Operations management and marketing for assisted living, congregate, and continuing-care retirement communities, Maryldand: The John Hopkins University Press, 2000
Fernandez-Ballesteros, R.;Gerontologia Social, Madrid: Ediciones Pirâmide, 2004

Métodos de Ensino

Pretende-se que os alunos tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de ação, em permanente aperfeiçoamento. Assim, as aulas serão do tipo teórico-prático, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem ativa e a problematização das experiências observadas nos estágios; exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia; debates ou trabalhos de grupo sobre ações a planear e a desenvolver; role-playing em torno do treino de competências direcionadas para o enfrentamento de situações reais; discussão orientada de textos científicos e seminários direcionados para o conhecimento de projetos diversificados nesta área.



Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  126
Participação nas aulas 10%  Participação Presencial 
Relatório de estágio 50%  Relatório/Dissertação 
Desempenho no estágio 40%  Trabalho laboratorial ou de campo 
  Total: 126

Avaliação Contínua

De acordo com o n.º2 do artigo 9º, capítulo II do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (RAC), a disciplina de Estágio é obrigatoriamente de avaliação contínua. Nas disciplinas de avaliação contínua, os alunos só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas em cada disciplina (nº9 do artigo10º do RAC). O limite de faltas para o trabalho de terreno é de 5% do total de horas previstas e de 10% do total de horas previstas para os alunos abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001).

A avaliação é contínua, integrando: trabalhos realizados ao longo do semestre; assiduidade e participação ativa nas aulas e no estágio; relatório final. A avaliação integrará também o parecer do orientador local, relativamente ao desempenho do aluno no estágio.

 

A avaliação da UC de Estágio III será o resultado das seguintes ponderações:

50% - Qualidade do trabalho de terreno;

40% - Trabalhos escritos e/ou orais;

10% - Participação nas aulas.


Avaliação Final


Provas e Trabalhos Especiais


Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando os objetivos da UC traçados para os alunos, as metodologias de ensino procuram privilegiar condições pedagógicas favorecedoras da articulação entre conhecimento teórico e sua operacionalização, corroborando o pressuposto de que a participação dos alunos nos contextos de estágio é contratualizada na base do pressuposto que estes devem ser agentes ativos de investigação e ação. Neste sentido, os objetivos desta UC pressupõem uma abordagem problematizadora das sínteses teóricas produzidas pelas várias disciplinas sustentam a gerontologia, dando especial relevo aos contributos da sociologia, da demografia e da política social que refletem superiormente sobre o impacto das atuais configurações demográfica e familiar na construção de medidas de política social locais e nacionais. Para este trabalho é especialmente útil a discussão orientada de textos científicos e as dinâmicas grupais de discussão e partilha coletiva. Em paralelo, procedeu-se à construção de diagnósticos socio locais, elaborados tendo por base o desenho de um estudo na comunidade cujas etapas foram acompanhadas em sala de aula, considerando a natureza teórico prática desta UC. O estímulo a uma atitude participativa e crítica contribui para a seleção conjunta de procedimentos de recolha de dados que garantam a produção de conhecimento gerontológico fiável e válido, assente em princípios éticos inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas. Exercícios de treino de competências permitem reconhecer a importância da mediação e do estabelecimento de relações de cooperação com agentes e entidades da comunidade. Sempre que nos pareça pertinente poderão ser dinamizados alguns seminários de partilha de relatos, experiências ou projetos de intervenção comunitária apresentados por profissionais que trabalham no campo da gerontologia.

Observações - O atendimento aos alunos decorre no Gabinete 8, às 3ª, 4ª e 5ª feiras, das 14h30 às 17h30. A docente poderá ajustar o seu horário às necessidades dos trabalhadores-estudantes, devendo o atendimento ocorrer sob marcação prévia por email.