Código: | GS2203 | Sigla: | TA2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 6 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 3 ECTS |
Laboratoriais: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Aprender um modelo (o modelo sociodramático) de trabalho com grupos e resolução de conflitos. Desenvolver perícias na interacção em grupo através da experiência de jogos grupais e da dramatização de situações trazidas pelos alunos.
História do Psicodrama e do contexto em que foi criado por J. L. Moreno. Principais conceitos morenianos: Papel: papéis psicossomáticos, sociais e psicodramáticos; aquisição, desempenho e criação do papel; papel e o Eu. Encontro: instrumentação de uma abordagem humanista. Tele: percepção interpessoal e as suas deformações (transferência). Momento: tempo psicodramático e História; relativização da noção de processo. Espontaneidade: resposta em situação; criatividade e adequação; aquecimento para o papel e recurso à conserva cultural; Matriz de identidade: perspectiva do desenvolvimento infantil. Catarse de integração: a cura no contexto relacional e social. Átomo social: base sociométrica da experiência. Procedimento em três fases: aquecimento, dramatização, comentários. Instrumentos do Psicodrama: palco, protagonista, director, ego-auxiliar e auditório. Técnicas psicodramáticas: solilóquio, inversão de papéis, duplo, etc. Da Saúde Mental e Intervenção Social à Sociatria. Role-play - o psicodrama na área da pedagogia e da educação; Sociodrama - o psicodrama no trabalho de grupos (família, instituições, conflitos sociais); Facilitação de grupos e jogos psicodramáticos: treino de competências de facilitação de grupos e elaboração dos problemas grupais (agressividade, exclusão, confiança, complementaridade, etc.). Sociometria prática.
Castro, A., & Almeida, V. ;O psicodrama de grupo e a ressignificação de sentimentos: O adolescente no palco. , Revista Brasileira de Psicodrama, 25(1), 101-107., 2017 |
Cruz, A., Sales, C. M., Alves, P., & Moita, G. ;The Core Techniques of Morenian Psychodrama: A Systematic Review of Literature. , Frontiers in Psychology, 1-11., 2018 |
Fox, J. ;O Essencial de Moreno: Textos sobre Psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade., São Paulo: Ágora., 2002 |
Gonçalves, C. S., Wolff, J. R., & de Almeida, W. C. ;Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. , São Paulo: Ágora., 1988 |
Morengo, M. T. ;El psicodrama como método. , Buenos Aires: Autores de Argentina., 2015 |
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Rojas-Bermúdez, J. ;Teoria e Técnica Psicodramáticas. , Barcelona: Paidós., 1997 |
Vieira, F. M., Torres, S., & Moita, G. ;Psicodrama e obesidade: desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de intervenção focado nas emoções., Revista Brasileira de Psicodrama, 21(2), 141-149., 2013 |
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A turma será considerada um grupo de Sociodrama onde serão exclusivamente trabalhados os papéis de estudantes, futuros profissionais e membros do grupo, claramente delimitado de qualquer objectivo psicoterapêutico que se tornaria abusivo num contexto pedagógico. Recorrer-se-á também ao Teatro de Espontaneidade para trabalhar, através de dramatizações criadas pelo grupo, situações do quotidiano ou identificadas em notícias dos meios de comunicação social. Devido confinamento as aulas decorrão essencialmente toricamente, fazendo algumas ativas práticas de demonstração das técnicas e conceitos.
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A avaliação será efetuada por um teste que versa a matéria dada na UC, com uma ponderação de 50% na nota final da UC e por um trabalho de grupo com apresentação oral, com uma ponderação de 50% na nota final.