Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Aquisição de noções fundamentais sobre a comunicação e e os pressupostos e requisitos da comunicação na relação de ajuda com base no
modelo rogeriano da Abordagem Centrada na Pessoa.
2. Desenvolvimento de competências de
comunicação e de relacionamento interpessoal, através de um processo
experiencial, no formato de Grupos de Encontro, segundo o modelo da
Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.
Espera-se que: (1) os estudantes desenvolvam capacidade de auto-reflexão
e de análise acerca da complexidade do processo de comunicação em geral e na construção da relação de ajuda, em particular; (2) os estudantes fiquem
habilitados a relacionar estes conhecimentos com a sua futura prática
como Assistentes Sociais.
Programa
I - A comunicação como
base de suporte da acção de qualquer interventor social.
Conceito de
comunicação.
Contributos da
Escola de Palo Alto para compreender o acto comunicativo.
As relações de
comunicação enquanto relações de poder. O paradigma da
simetria-complementaridade para
compreender como e por que razão o poder anda associado às relações
de comunicação.
Condições para uma
comunicação eficaz.
II - Conceitos-chave de grupo, da dinâmica de grupo e das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano.
a) Dinâmica de grupos: i. directividade vs não directividade;
ii. tendência actualizante;
iii. o grupo como organismo.
b) Condições necessárias para a actualização das potencialidades
do grupo: i. aceitação incondicional positiva; ii. compreensão empática; iii. congruência.
c) A escuta activa;
d) Consequências de uma intervenção em grupo: a descoberta da acção do grupo sobre os seus participantes;
III - Experiência de integração num grupo de encontro.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Bibliografia Principal
Bermejo, J. C.;Apuntes de relación de ayuda, Santander: Sal Terrae, 1998
Bernard, A-M et al.;La relation d'aide en service social, Éditions Érès, 2005
Bianchi, E. (Comp.);El servicio social como processo de ayuda, Barcelona: Ediciones Paidos,, 1994
Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes ed., 1985
Torralba, F. ;A arte de saber escutar, Guerra e Paz, Editores S.A. , 2010
Tremblay, L.;La relation d'aide: developper des competences pour mieux aider, Editions Saint-Martin, 2003
Métodos de Ensino
Aulas expositivas.
Discussão de textos, de temas e da experiência dos estudantes em grupo.
Interacção dinâmica de grupo.
Modo de Avaliação
3
Avaliação Contínua
Avaliação distribuída ou por exame final
A avaliação na disciplina por avaliação distribuída far-se-á em dois momentos:
- um teste com o peso relativo de 50% na nota final - realizado no mesmo dia do exame.
- um trabalho de grupo ( de 3 alunos, no máximo) - exercício escrito com apresentação oral - também com o peso relativo de 50%
- participação nas aulas e nas atividades propostas: parâmetro de avaliação a considerar, embora sem tradução numérica.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
UmUma vez que, com a disciplina, se pretende que os alunos se apropriem de
um conjunto de novos conhecimentos e simultaneamente adquiram as competências básicas para perceber a sua utilidade no exercício da profissão, considera-se indispensável
investir na sua exposição de uma forma que se pretende estruturada
e coerente, tornando-os inteligíveis, e na combinação destes momentos com
outros em que os alunos são desafiados a
mobilizar os referidos conhecimentos perante problemas/exercícios
concretos (prática simulada, análise de situações concretas, dinâmicas de grupo).