Código: | SS1910221 | Sigla: | PS2 | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 58 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 0,00 |
Docência - Horas
|
A unidade curricular de Psicologia Social II deve ser perspetivada em perfeita articulação e complementaridade com a disciplina de Psicologia Social I, lecionada no 1º semestre. Dar-se-á continuidade ao estudo cientifico do pensamento e do comportamento social. A UC tem como objetivo central contribuir para o conhecimento aprofundado dos principais temas da psicologia social relacionados com os processos e as dinâmicas psicológicas intra e intergrupais, o comportamento social e a natureza das interações sociais. Pretende-se ainda que os/as estudantes sejam capazes de debater e analisar criticamente os conteúdos programáticos abordados, e transpor algumas das problemáticas para situações do quotidiano. Pretende-se que, no final da unidade curricular, os/as estudantes sejam capazes de: a) compreender a dinâmica e os principais processos sociais que integram o programa; b) problematizar e analisar criticamente o comportamento e pensamento social, assim como alguns dos principais problemas sociais; c) recolher e analisar informação a partir de fontes diferenciadas, incluindo a análise de documentos e de conteúdos multimédia que (in)directamente se relacionem com as intenções e o programa da UC.
1. Cognição e pensamento social: 1.1. O self e a formação de impressões; 1.2. Perceção social e atribuições causais; 1.3. Representações sociais; 1.4. Estereótipos, preconceitos e discriminação. 2. Relações Interpessoais: 2.1. Motivação e regulação social das emoções; 2.2. Atração, relações intimas, paixão, sexualidade e amor; 2.3. Necessidade de pertença, isolamento social e solidão; 2.4. Agressão e comportamento antissocial; 2.5. Conflito e cooperação.
Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M. ;Social psychology (8th ed.), Pearson, 2012 |
Marques, T. G., Marques, L. ;Os estereótipos e sua influência no processamento de informação, ISPA, 2003 |
Michener, H. A., Delamater, D. J., & Myers D. J. ;Psicologia Social, Pioneira Thomson Learning, 2005 |
Myers, D. J. ;Psicologia social (10ª Ed.), AMGH editora, 2014 |
Neto, F. ;Psicologia social (Vol. I e II), Universidade Aberta, 2000 |
Pereira, M. E. ;Psicologia social dos estereótipos, E.P.U., 2002 |
Vala, J., & Monteiro, M. B. ;Psicologia social (10ª Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2017 |
As aulas previstas serão teórico-práticas com a duração de 2 horas, onde serão apresentados e expostos os temas incluídos no programa, utilizando materiais de apoio como diapositivos, textos (capítulos de livros e artigos científicos) e conteúdos multimédia. A participação activa dos/as estudantes será incentivada, quer através do debate e reflexão dos temas abordados, assim como da análise crítica suscitada.
Avaliação distribuída com exame final
A avaliação será efetuada por um teste que versa a matéria dada na UC, com uma ponderação de 50% na nota final da UC e por um trabalho de grupo com apresentação oral, com uma ponderação de 50% na nota final.