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Seminário de Estudos das Práticas de Serviço Social 5


Código: SS1910235    Sigla: SEPSS5
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 52 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAP4

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 8,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP3

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   0,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   0,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   0,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,00
Seminário Totais 4 8,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Orientação Tutorial Totais 4 8,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   2,00
Maria Luisa Macedo da Costa Pinto   2,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem
OA1.Deter conhecimentos teóricos sobre o(s) Fenómeno(s) em estudo;
OA2.Deter conhecimentos teórico-práticos sobre o campo de acção do Assistente Social no (s) fenómeno(s) em estudo;
OA3. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre o(s) modelo(s) de intervenção no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo.

Competências
¿ Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos ao(s) fenómeno(s) em estudo;
¿ Estar capacitado para o uso adequado dos instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
¿ Estar capacitado para exercitar aptidões na resolução de problemas e tomadas de decisão, colaborar na resolução de conflitos, trabalhar em equipa, ser reflexivo e crítico; atento ao encorajamento de pares;
¿ Ter domínio da escrita científica.

Programa

I Seminário
CP1. Perspectivas teóricas e conceitos destacados à compreensão do(s) fenómeno(s) em estudo;
CP2. Políticas, Estruturas e Organizações de intervenção norelativas ao(s) fenómeno(s) em estudo;
CP3. Modelo(s) de Intervenção a implementar no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo e requeridos à prática profissional do Assistente Social;

II Trabalho de Terreno

1. Conhecer o contexto de estágio: missão objectivos, valores, projectos em curso, população a quem se dirige, organização dos recursos humanos e papel do Assistente Social;
2. Elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
3. Realizar entrevistas de Relação de Ajuda;
4. Realizar diagnóstico psicossociais;
5. Integrar as actividades promovidas pelas equipas técnicas;
6. Exercitar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento,...

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


Os tópicos enunciados em CP1 e em CP2 visam atingir o OA1 e OA2. Os tópicos apresentados em CP3 estão orientados para que os estudantes possam atingir o OA3. 

Métodos de Ensino

A UC organiza-se em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Admite-se vir a recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes (ME2), designadamente nos tópicos enunciados em CP2 e CP3 que serão abordados em estreita articulação com as experiências de terreno dos estudantes na componente tutorial da unidade curricular. Está previsto o recurso a metodologias mais orientadas para a participação, debate e argumentação, considerando a oportunidadde de contacto dos estudantes, em Aulas Abertas, com profissionais convidados (ME3).


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  140
  Total: 140

Avaliação Contínua

A avaliação é contínua.


A avaliação consistirá na realização de um relatório final (40%), no registo do trabalho de campo ao longo do semestre relativo aos temas enunciados em CP2 e CP3 (25%), no trabalho executado no terreno (25%), reservando-se 10% para a participação dos estudantes em sala de aula.

Avaliação Final

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1 é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam os OA1, nomeadamente sobre os conceitos fundamentais destacados na aprendizagem do(s) fenómeno(s) em estudo. A ME2 procura promover o conhecimento sobre mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram a crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais em articulação com o desempenho dos estudantes no trabalho de terreno. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA2 e OA3. A ME2 e a ME3, ao estimularem os estudantes para a participação em sala de aula e em conferências temáticas, incentivando o debate, visam não só contribuir para enriquecer e robustecer os conhecimentos teóricos e teórico-práticos enunciados em OA1, OA2 e OA3, como ter acesso a ¿boas práticas ¿ no campo do Serviço Social.