Código: | SS1910246 | Sigla: | ED | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 51 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 4º | 4 ECTS |
Teóricas: | 2,00 |
Inquéritos: | 30,00 |
Docência - Horas
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Objetivos de Aprendizagem
OA1. Promover a reflexão sobre a evolução dos Direitos Humanos e o campo de conhecimento da Ética, da Bioética e da Neuro ética.
OA2. Capacitar os estudantes para refletir sobre Ética entendida como conjunto de Valores orientadores da conduta humana e sua relação com as formas de Estado.
OA3. Refletir sobre a Ética enquanto campo de conhecimento aplicado à Profissão, designadamente nos Atos Profissionais do Assistente Social e relação com o Poder.
OA4. Adquirir conhecimentos sobre teorias éticas, problemas e dilemas éticos e deontológicos relacionados com a investigação e intervenção nas Neurociências Cognitivas Clínicas e Sociais.
Competências
- Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos aos temas em estudo;
- Estar capacitado para refletir tomar decisões sobre dilemas éticos que se colocam no exercício da atividade profissional;
- Desenvolver pensamento interpelativo, reflexivo e de curiosidade científica;
- Ter domínio da escrita científica.
CP1. Ciência, Democracia e Direitos Humanos
1.1 Uma abordagem aos Direitos Humanos perspetivados no Tempo: a evolução científico-tecnológica e a Ética, Bioética e Neuro Ética
1.2 A Profissão de Assistente Social na Era da Neuroética: Saberes Científicos, Direitos Humanos e Relações com o Poder
CP2. Questões introdutórias: Diferenciação conceptual entre Ética, Moral e Deontologia
2.1 Ética e racionalidade da ação humana: porque atuo deste modo
2.2 Moral e regulamentação da ação: como devo atuar
2.3 Deontologia - ética profissional normativa: como devo atuar enquanto profissional
CP3. Serviço Social, Neurociências e Comportamentos Éticos
3.1 Para uma prática mais comprometida e ética em Serviço Social: Empatia e Neuroplasticidade
3.2 Ética, Bioética e Virtudes
3.3 Código Deontológico, dilemas éticos e tomadas de decisão na prática profissional: casos práticos
CP4. Desafios éticos na investigação e na intervenção das equipas transdisciplinares
4.1 Teorias Éticas e o "engano" na pesquisa: o paradoxo do consentimento informado
4.2 Problemas éticos relacionados com a pesquisa em neurociências cognitivas, clínicas e sociais
Os tópicos enunciados em CP1 visam atingir OA1 e AO2. Os tópicos apresentados em CP2 e CP3 estão orientados para que os estudantes possam atingir, respetivamente, OA2 e OA3. Os tópicos enunciados em CP4. Pretendem alcançar AO4.
Mellegari, I.L. & Ramos, C. A. (2011).;Direitos humanos e dignidade política da cidadania em Hannah Arendt, Princípios: Revista de Filosofia, ISSN-e 0104-8694, Vol. 18, Nº 29, 2011 |
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A UC é de natureza teórico-prática. Relativamente às metodologias de ensino utilizadas admite-se vir a recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes (ME1), designadamente nos CP1 (1.2) e CP3 (3.1, 3.2, 3.3) que serão abordados em estreita articulação com as experiências de terreno dos estudantes. Outras metodologias terão um cariz mais expositivo (ME2) na abordagem dos CP1 (1.1), CP2 e CP4. Está previsto o recurso a metodologias orientadas para o treino de competências de reflexão, debate e argumentação (ME3), considerando ainda o acesso dos estudantes a Aulas Abertas que contem com a presença de convidados.
Avaliação apenas com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 34 | |
Total: | 34 |
De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos
De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Tendo por referência mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram a crise do Estado-Providência, a emergência dos estados totalitários e democráticos, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais, assim como o desenvolvimento do pensamento científico e suas influências na orientação do Serviço Social, prevê-se que ME1 é de natureza mais apelativa à participação dos estudantes e pretende-se que estes atinjam os OA2 e OA3. ME2 terá um carácter mais divulgativo de explanador do saber, suscetível de desenvolver a curiosidade e motivação do estudante que permita atingir OA1 e OA4. ME3 visa ainda estimular os estudantes para a participação em sala de aula, debate, desenvolvimento de uma atitude de reflexividade e pensamento crítico.