• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > SS2210212
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Psicologia do Desenvolvimento 2


Código: SS2210212    Sigla: PD2
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 43 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 5 ECTS 30 30

Horas Efetivamente Lecionadas

1TURMAU

Teóricas: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Nuno Márcio de Campos Pires   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento 2 deve ser perspetivada em articulação e complementaridade com a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento 1, lecionada no 1º semestre. No final da UC os estudantes devem: - Compreender a relevância da perspetiva desenvolvimental para o estudo da idade adulta; - Conhecer teorias, modelos conceptuais e investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico na idade adulta e no idoso; - Compreender os processos e as transições do desenvolvimento humano da idade adulta ao envelhecimento.

Programa

1. O estudo da psicologia do desenvolvimento na idade adulta e na velhice: considerações gerais.
2. A adultez emergente e o jovem adulto
2.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
3. A idade adulta e a meia-idade.
3.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
4. Os idosos e os muito idosos.
4.1. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A presente Unidade Curricular, situando-se no âmbito formação avançada de Assistentes Sociais, pretende proporcionar um aprofundamento das questões do desenvolvimento humano, destacando os contributos da Psicologia do Desenvolvimento para a intervenção social. Tomando por referência as teorias psicológicas do desenvolvimento, à luz da literatura e da investigação atual nesses domínios, os conteúdos estão organizados de forma integrada, visando permitir a análise de perspetivas pertinentes para a intervenção prática.
Parte-se de aspetos gerais acerca do desenvolvimento para particularidades do desenvolvimento ao longo do ciclo de vida, especialmente ao nível das alterações físicas, cognitivas e psicossociais. Conhecer os processos do desenvolvimento humano e entender a sua natureza facilitará a promoção do desenvolvimento integral dos alunos, tornando-os mais eficientes na apreensão e aplicação dos conhecimentos. No geral, pretende-se promover a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências profissionais, que integram os conhecimentos da psicologia do desenvolvimento com os do serviço social.

Bibliografia Principal

Berryman, J. C., Hargreaves, D., Herbert, M., & Taylor, A. ;A psicologia do desenvolvimento humano, Instituto Piaget, 2002
Birren, J.E., & Schaie, K.W. ;Handbook of the Psychology of Aging , Elsevier, 2006
Fonseca, A. M. ;Desenvolvimento Humano e Envelhecimento, Climepsi, 2005
Fonseca, A. M. ;O envelhecimento: uma abordagem psicológica, Universidade Católica, 2006
Marchand, H. ;Psicologia do Adulto e do Idoso, Quarteto, 2005
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Fieldman, R.D. ;Desenvolvimento Humano (8ª Ed.), McGraw-Hill, 2006
Schaffer, H.R. ;Key concepts in developmental psychology, Sage, 2010
Lally, M. & Valentine-French, S. (2019); Lifespan Development: A Psychological Perspective (2º ed)., 2019

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, onde serão utilizados recursos audiovisuais. Apelar-se-á à participação ativa dos estudantes e as aulas servirão de base organizadora para o respetivo estudo / leituras complementares. Estas abordagens poderão ser complementadas, numa perspetiva de aplicação, com a análise de casos e a resolução de problemas. O desenvolvimento de competências será potenciado por estratégias de role-playing.


Modo de Avaliação

1

Avaliação Contínua

Não aplicável.

Avaliação Final

A avaliação para os alunos consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Através das metodologias de ensino e de aprendizagem propostas, pretende-se o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. O recurso a vários tipos de metodologias tem por objetivo potenciar a abordagem da psicologia e psicopatologia do desenvolvimento numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias escolhidos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação prática. Assim, pretende-se que os alunos estejam aptos, no final da unidade curricular, a utilizarem de forma independente os conceitos e as ferramentas transmitidos.