Código: | SS2210215 | Sigla: | TAG2 | |
Áreas Científicas: | Teoria Social Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 45 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 1º | 3 ECTS |
Laboratoriais: | 20,00 |
Laboratoriais: | 22,00 |
Docência - Horas
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Os objetivos desta disciplina são: aprender um modelo de trabalho com grupos e resolução de conflitos, especificamente o modelo psicodramático/sociodramático; e desenvolver habilidades de interação em grupo através da experiência de jogos grupais e da dramatização de situações trazidas pelos alunos.
História do Psicodrama.
Principais conceitos morenianos:
Papel: papéis psicossomáticos, sociais e psicodramáticos; aquisição, desempenho e criação do papel.
Encontro: instrumentação de uma abordagem humanista.
Tele: percepção interpessoal.
Momento: tempo psicodramático.
Espontaneidade: resposta em situação, criatividade e adequação.
Matriz de identidade: perspetiva do desenvolvimento infantil.
Catarse de integração: a cura no contexto relacional e social.
Átomo social: base sociométrica da experiência.
Procedimento em três fases: aquecimento, dramatização, comentários. Instrumentos do Psicodrama: palco, protagonista, director, ego-auxiliar e auditório.
Técnicas psicodramáticas: solilóquio, inversão de papéis, duplo, etc.
Da Saúde Mental e Intervenção Social à Sociatria.
Role-play - o psicodrama na área da pedagogia.
Sociodrama - o psicodrama no trabalho de grupos.
Treino de competências de facilitação de grupos e elaboração dos problemas grupais.
Sociometria prática.
Considera-se que os temas abordados, tanto no plano teórico quanto no âmbito experiencial através do recurso à prática simulada, exemplos concretos e experiência vivida pelos estudantes, visam capacitar os estudantes com habilidades para planear intervenções em grupo em diferentes contextos. Essas intervenções devem considerar o tipo de grupo a ser implementado, as características dos participantes envolvidos e os objetivos específicos da intervenção. Além disso, a disciplina promove o conhecimento sobre os componentes essenciais da dinâmica de grupos, bem como a compreensão de dinâmicas apropriadas a serem utilizadas de acordo com os objetivos estabelecidos.
Castro, A., & Almeida, V. ;O psicodrama de grupo e a ressignificação de sentimentos: O adolescente no palco, , Revista Brasileira de Psicodrama, 25(1), 101-107, 2017 |
Cruz, A., Sales, C. M., Alves, P., & Moita, G.;The Core Techniques of Morenian Psychodrama: A Systematic Review of Literature, Frontiers in Psychology, 2018 |
Fox, J. ;O Essencial de Moreno: Textos sobre Psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade, Ágora, 2002 |
Gonçalves, C. S., Wolff, J. R., & de Almeida, W. C. ;Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno, Ágora, 1988 |
Morengo, M. T. ;El psicodrama como método, Autores de Argentina, 2015 |
Orkibi, H., & Feniger-Schaal, R. ;Integrative systematic review of psychodrama psychotherapy research: Trends and methodological implications, PLoS ONE, 14(2), 1-26, 2019 |
Pio-Abreu, J. L. ;O Modelo do Psicodrama Moreniano, Climepsi, 2006 |
Rojas-Bermúdez, J.;Teoria e Técnica Psicodramáticas, Paidós, 1997 |
Wieser, M. ;Studies on Treatment effects of psychodrama psychotherapy, : Routledge, 2007 |
A turma será considerada um grupo de Sociodrama onde serão exclusivamente trabalhados os papéis de estudantes, futuros profissionais e membros do grupo, claramente delimitado de qualquer objetivo psicoterapêutico que se tornaria abusivo num contexto pedagógico. Recorrer-se-á também ao Teatro de Espontaneidade para trabalhar, através de dramatizações criadas pelo grupo, situações do quotidiano ou identificadas em notícias dos meios de comunicação social.
Avaliação apenas com exame final
Não aplicável.
A avaliação consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Através da abordagem teórica e prática, de inspiração moreniana, incluindo a prática simulada, análise de exemplos concretos e reflexão sobre a experiência dos estudantes, os temas abordados visam capacitar os estudantes com competências necessárias para planear e implementar intervenções em grupo em diversos contextos. Os conteúdos programáticos também promovem o conhecimento das componentes essenciais da dinâmica de grupos, bem como o entendimento das dinâmicas adequadas a serem aplicadas de acordo com os objetivos específicos da intervenção. O recurso a uma metodologia prática e experiencial de ensino, através da aplicação do técnicas sociodramáticas aplicadas à pedagogia, pretende-se que os alunos sejam capazes de refletir criticamente acerca da aplicação do psicodrama/sociodrama e de dinâmicas de grupo nos seus mais variados contextos e a sua utilidade no exercício da profissão de intervenção social.