Código: | SS2210224 | Sigla: | PS2 | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | 56 | Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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A unidade curricular de Psicologia Social 2 deve ser perspetivada em perfeita articulação e complementaridade com a disciplina de Psicologia Social I, lecionada no 1º semestre. Dar-se-á continuidade ao estudo científico do pensamento e do comportamento social. A UC tem como objetivo central contribuir para o conhecimento aprofundado dos principais temas da psicologia social relacionados com os processos e as dinâmicas psicológicas intra e intergrupais, o comportamento social e a natureza das interações sociais. Pretende-se ainda que os/as estudantes sejam capazes de debater e analisar criticamente os conteúdos programáticos abordados, e transpor algumas das problemáticas para situações do quotidiano. Pretende-se que, no final da unidade curricular, os/as estudantes sejam capazes de: a) compreender a dinâmica e os principais processos sociais que integram o programa; b) problematizar e analisar criticamente o comportamento e pensamento social, assim como alguns dos principais problemas sociais; c) recolher e analisar informação a partir de fontes diferenciadas, incluindo a análise de documentos e de conteúdos multimédia que (in)directamente se relacionem com as intenções e o programa da UC.
1. Cognição e pensamento social:
1.1. O self e a formação de impressões;
1.2. Perceção social e atribuições causais;
1.3. Representações sociais;
1.4. Estereótipos, preconceitos e discriminação.
2. Relações Interpessoais:
2.1. Motivação e regulação social das emoções;
2.2. Atração, relações intimas, paixão, sexualidade e amor;
2.3. Necessidade de pertença, isolamento social e solidão;
2.4. Agressão e comportamento antissocial;
2.5. Conflito e cooperação.
A presente Unidade Curricular, situando-se no âmbito formação avançada de Assistentes Sociais, pretende proporcionar um aprofundamento do conhecimento e compreensão das perspetivas gerais da psicologia social, destacando os contributos da Psicologia do Social para a intervenção social. Tomando por referência investigação aplicada produzida pela psicologia social contemporânea, a organização dos conteúdos permite desenvolver formas integradas de pensar criticamente sobre a teoria e investigação na psicologia social e promover a reflexão sobre a ação humana produzida em contextos sociais.
Esta articulação entre os contributos da psicologia social e os seus níveis de análise na compreensão da realidade social, ao nível dos processos intra-individuais, interindividuais, grupais e intergrupais, permitirá aos estudantes compreender a importância da realidade social para a estruturação do ser humano, como promover as competências de intervenção, no âmbito social. No geral, pretende-se promover a aquisição de conhecimentos científicos e o desenvolvimento de competências profissionais, que integram os conhecimentos da psicologia social com os do serviço social.
Aronson, E., Wilson, T. D., & Akert, R. M. ;Social psychology (8th ed.), Pearson, 2012 |
Marques, T. G., Marques, L. ;Os estereótipos e sua influência no processamento de informação, ISPA, 2003 |
Michener, H. A., Delamater, D. J., & Myers D. J. ;Psicologia Social, Pioneira Thomson Learning, 2005 |
Myers, D. J. ;Psicologia social (10ª Ed.), AMGH editora, 2014 |
Neto, F. ;Psicologia social (Vol. I e II), Universidade Aberta, 2000 |
Pereira, M. E. ;Psicologia social dos estereótipos, E.P.U., 2002 |
Vala, J., & Monteiro, M. B.;Psicologia social (10ª Ed.), Fundação Calouste Gulbenkian, 2017 |
Nesta Unidade Curricular serão utilizadas metodologias diversificadas que visam promover a capacidade de aprendizagem autónoma, contínua e orientada para a concretização dos objetivos referidos. As aulas incluirão uma componente expositiva e metodologias ativas, como a análise e o debate de artigos ou outras fontes científicas e discussão em pequenos grupos sobre a aplicação dos conceitos abordados.
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Não aplicável.
A avaliação consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).
Não aplicável.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Através das metodologias de ensino e de aprendizagem propostas, pretende-se o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos. O recurso a vários tipos de metodologias tem por objetivo potenciar a abordagem da psicologia e psicopatologia do envelhecimento numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes. Os métodos e estratégias escolhidos pretendem desenvolver nos estudantes conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação prática. Assim, pretende-se que os alunos estejam aptos, no final da unidade curricular, a utilizarem de forma independente os conceitos e as ferramentas transmitidos.