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Intervenção Sistémica II


Código: GS3203    Sigla: IS2

Ocorrência: 2016/17 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 3 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

3Turma

Laboratoriais: 30,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Nuno Márcio de Campos Pires   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se implementar a aquisição de competências na prática de construção de grupos psicoeducacionais para cuidadores formais e informais e grupos multifamiliares de doentes terminais ou doença crónica prolongada. Pretende-se ainda abordar a vivência da morte pelo cuidador formal e do luto pela Família. Os alunos deverão conhecer factores de risco na negligência e no abuso a idosos. Deverão ainda ser capazes de explorar a rede social do idoso e a sua relação com a qualidade de vida bem como os padrões intergeracionais, a partir da exploração do genograma.

Programa

Intervenção psico-educacional e os grupos multifamiliares. O sistema de crenças relativo à saúde e à doença: na família no idoso e nos sistemas de apoio. Rede social e a 3ª idade: aspectos conceptuais e clínicos. A influência reciproca entre o individuo e a sua rede social.

Bibliografia Principal

Froma Walsh, Monica McGoldrick;Living Beyond Loss, w.w.Norton, 1995. ISBN: 0-393-70203-0
Brigitte Camdessus;crisis familiares y ancianidade, Paidós Terapia familiar, 1995. ISBN: 84-493-0190-4
Stefano Cirillo;El cambio en los contextos no terapéuticos, Paidós Terapia Familiar, 1994. ISBN: 84-7509-973-4

Bibliografia Complementar

Caillé, Philippe;L'intervenant, le sysème et la crise, Thérapie Familiale 8 (4), 1987
Salvador Minuchin;La recuperación de la família, Paidós Terapia familiar, 1994. ISBN: 84-493-0019-3
Betty Carter, Monica McGoldrick;As mudanças no ciclo de vida familiar, Artmed, 1995. ISBN: 978-85-7307-833-6

Métodos de Ensino

Exposição de temas a partir das dificuldades encontradas no ambito do estágio. Discussão e reflexão em grupo das problemáticas da 3ªidade segundo uma abordagem sistémica. Apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos: genogramas e mapas sociais. Visionamento de filmes e discussão de textos relacionados com as problemáticas inerentes às transformações individuais e familiares na 3ª idade.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  32
  Total: 32

Avaliação Contínua

Avaliação contínua.

Avaliação Final

Participação e assiduidade (10%) + Trabalho teórico-prático em grupo (40%) + Teste teórico individual (50%)

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Repetição da prova de conhecimentos.