• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS2103

Técnicas Activas I


Código: GS2103    Sigla: TA1

Ocorrência: 2018/19 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 9 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2Turma

Laboratoriais: 32,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Nuno Márcio de Campos Pires   0,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

a. Aprendizagem teórica - aquisição das noções fundamentais do modelo rogeriano da Abordagem Centrada na Pessoa, focadas na prática do gerontólogo. b. Aprendizagem experiencial - desenvolvimento das competências de comunicação e de relacionamento interpessoal, através de um processo experiencial, no formato de Grupos de Encontro, segundo o modelo da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Competências: Espera-se que: (1) os estudantes desenvolvam capacidade de auto-reflexão e de análise das problemáticas relacionais, fundamentando-as no plano teórico com os conhecimentos adquiridos; (2) os estudantes fiquem habilitados a relacionar estes conhecimentos com a sua futura prática como gerontólogos.

Programa

I - A comunicação como base de suporte da acção de qualquer interventor social. Conceito de comunicação. Contributos da Escola de Palo Alto para compreender o acto comunicativo. As relações de comunicação enquanto relações de poder. O paradigma da simetria-complementaridade para compreender como e por que razão o poder anda associado às relações de comunicação. Condições para uma comunicação eficaz.
II - Conceitos-chave de dinâmica de grupo e das relações interpessoais, segundo o modelo rogeriano. a) Dinâmica de grupos i. directividade vs não directividade; ii. tendência actualizante; iii. o grupo como organismo. b) Condições necessárias e suficientes para a actualização das potencialidades do grupo. i. aceitação incondicional positiva; ii. compreensão empática; iii. congruência. c) A escuta activa. d) Consequências de uma intervenção em grupo: a pessoa em funcionamento pleno.
III - Experiência de integração num grupo de encontro.

Bibliografia Principal

Torralba, F.;A arte de saber escutar, Guerra e Paz, Editores S.A. , 2010
Bermejo, J.C.;Apuntes de relación de ayuda, Santander: Sal Terrae, 1998
Tremblay, L.;La relation d'aide: developper des competences pour mieux aider, Montréal, Editions Saint-Martin, 2003
Rogers, C.;Tornar-se pessoa, Moraes Ed., 1985
Bermejo, J.C;A relação de ajuda no encontro com idosos, Paulinas Editor, 2010

Métodos de Ensino



Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Os alunos terão que ter uma presença em 80% das aulas, uma vez que se trata de uma disciplina teórico-prática.

Avaliação Final

P

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular