Código: | GS2102 | Sigla: | PE3 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LGS | 8 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 22,50 |
Orientação Tutorial: | 15,00 |
Docência - Horas
|
Português
Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento desde uma perspectiva psicológica:
1. Transições e adaptação à velhice
CEDEFOP;"Working and ageing: emerging theories and empirical perspectives", Luxembourg: Publications office of the EU, 2010 |
Deep, CA. & Jeste, DV.;"Successful cognitive and emotional aging", USA: American Psychiatric Publishing Inc , 2010 |
Neri, AL.;"Qualidade de Vida e idade madura", Campinas: Papirus Edotora, 2003 |
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel, 2012 |
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Psicossociologia da Saúde", Lisboa: Climepsi Editores, 2001 |
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004 |
OMS; "Envelhecimento Activo: uma política de saúde", WHO/Organização Pan-Americana para a Saúde, 2005 |
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Envelhecer em Portugal", Lisboa: Climepsi Editores, 2005 |
Fernández-Ballesteros, R. ; "Envejecimiento Activo: contribuciones de la Psicologia", Madrid: Pirámide, 2009 |
Lazarus, RS. & Lazarus, BN.; "Coping with Aging", London: Oxford University Press, 2006 |
Ribeiro, O. & Paúl, C.; "Manual de Envelhecimento Activo", Lisboa: Lidel, 2011 |
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001 |
Ramos, M.;"Crescer em Stress. Usar o stresse para envelhecer com sucesso", Porto: Ambar, 2005 |
AGE Platform Europe, EU CR and EC;"How to promote active ageing in Europe: EU support to local and regional actors", Brussels: EU Publications Office, 2011 |
UE;;"Active ageing and solidarity between generations", EC: Eurostat, 2012 |
Aulas expositivas; reflexão em pequeno grupo a partir da leitura de documentos (artigos cientificos, textos de apoio) e de situações suscitadas pela prática (estágios).
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 37,5 | |
Total: | 37,5 |
A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, é calculada tendo em conta a seguinte ponderação: Trabalho de grupo (40%) + Prova escrita individual final do semestre (60%).
Não aplicável.