• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS2102

Psicologia do Envelhecimento III


Código: GS2102    Sigla: PE3

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 8 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Teóricas: 22,50
Orientação Tutorial: 15,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
Nuno Márcio de Campos Pires   1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Nuno Márcio de Campos Pires   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Adquirir e integrar os conceitos necessários a uma compreensão global do processo de envelhecimento desde uma perspectiva psicológica:

* Identificar a complexidade dos mecanismos psicológicos de adaptação à velhice e suas circunstâncias sociais e de saúde.
* Descrever e identificar os constituintes dos modelos teóricos de envelhecimento positivo (bem-sucedido vs. produtivo vs. ativo).
* Identificar as especificidades e circunstâncias psicossociais do grupo dos muito idosos.
* Descrever os processos psicológicos inerentes ao final de vida e à morte.

Programa

1. Transições e adaptação à velhice

1.1. Stress, coping e resiliência em pessoas idosas
1.2. Modelo SOC e Envelhecimento Bem-Sucedido
1.3. Religiosidade e satisfação de vida

2. Envelhecimento Activo e Produtivo
2.1. Determinantes e aspectos transversais (OMS)
2.2. Qualidade de Vida

3. Os muito idosos e centenários

4. Fim de vida: sobre a morte e o morrer

Bibliografia Principal

CEDEFOP;"Working and ageing: emerging theories and empirical perspectives", Luxembourg: Publications office of the EU, 2010
Deep, CA. & Jeste, DV.;"Successful cognitive and emotional aging", USA: American Psychiatric Publishing Inc , 2010
Neri, AL.;"Qualidade de Vida e idade madura", Campinas: Papirus Edotora, 2003
Paúl, C. & Ribeiro, O.; "Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais", Lisboa: Lidel, 2012
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Psicossociologia da Saúde", Lisboa: Climepsi Editores, 2001
Fonseca, AM.; "Desevolvimento Humano e Envelhecimento", Lisboa: Climepsi Editores, 2004
OMS; "Envelhecimento Activo: uma política de saúde", WHO/Organização Pan-Americana para a Saúde, 2005
Paúl, C. & Fonseca, AM.; "Envelhecer em Portugal", Lisboa: Climepsi Editores, 2005
Fernández-Ballesteros, R. ; "Envejecimiento Activo: contribuciones de la Psicologia", Madrid: Pirámide, 2009
Lazarus, RS. & Lazarus, BN.; "Coping with Aging", London: Oxford University Press, 2006
Ribeiro, O. & Paúl, C.; "Manual de Envelhecimento Activo", Lisboa: Lidel, 2011
Baltes, PB. & Mayer, KU; "The Berlin Aging Study: aging from 70 to 100", USA: Cambridge University Press, 2001
Ramos, M.;"Crescer em Stress. Usar o stresse para envelhecer com sucesso", Porto: Ambar, 2005
AGE Platform Europe, EU CR and EC;"How to promote active ageing in Europe: EU support to local and regional actors", Brussels: EU Publications Office, 2011
UE;;"Active ageing and solidarity between generations", EC: Eurostat, 2012

Métodos de Ensino

Aulas expositivas; reflexão em pequeno grupo a partir da leitura de documentos (artigos cientificos, textos de apoio) e de situações suscitadas pela prática (estágios). 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  37,5
  Total: 37,5

Avaliação Contínua


Avaliação Final

A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, é calculada tendo em conta a seguinte ponderação: Trabalho de grupo (40%) + Prova escrita individual final do semestre (60%).

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída