Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
OBJETIVOS
OA1. Deter conhecimentos teóricos sobre o(s) Fenómeno(s) em estudo; OA2. Deter conhecimentos teórico-práticos sobre o campo de ação do Assistente Social no (s) fenómeno(s) em estudo; OA3. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre o(s) modelo(s) de intervenção no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo.
COMPETÊNCIAS
1.Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos ao(s) fenómeno(s) em estudo; 2. Estar capacitado para o uso adequado dos instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção; 3. Estar capacitado para exercitar aptidões na resolução de problemas e tomadas de decisão, colaborar na resolução de conflitos, trabalhar em equipa, ser reflexivo e crítico; atento ao encorajamento de pares; 4. Ter domínio da escrita científica.
Programa
I. Seminário
CP1. Perspectivas teóricas e conceitos destacados à compreensão do(s) fenómeno(s) em estudo;
CP2. Políticas, Estruturas e Organizações de intervenção relativas ao(s) fenómeno(s) em estudo;
CP3. Modelo(s) de Intervenção a implementar no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo e requeridos à prática profissional do Assistente Social.
II Trabalho de
1. Conhecer o contexto de estágio: missão, objetivos, valores, projetos em curso, população a quem se dirige, organização dos recursos humanos e papel do Assistente Social;
2. Elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou atividades;
3. Realizar entrevistas de Relação de Ajuda;
4. Realizar diagnóstico psicossociais;
5. Integrar as atividades promovidas pelas equipas técnicas;
6. Exercitar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Métodos de Ensino
Modo de Avaliação
2
Avaliação Contínua
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A ME1 é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam os OA1, nomeadamente sobre os conceitos fundamentais destacados na aprendizagem do(s) fenómeno(s) em estudo. A ME2 procura promover o conhecimento sobre mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram a crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais em articulação com o desempenho dos estudantes no trabalho de terreno. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA2 e OA3. A ME2 e a ME3, ao estimularem os estudantes para a participação em sala de aula e em conferências temáticas, incentivando o debate, visam não só contribuir para enriquecer e robustecer os conhecimentos teóricos e teórico-práticos enunciados em OA1, OA2 e OA3, como ter acesso a boas práticas no campo do Serviço Social.