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Técnicas Activas II


Código: GS2203    Sigla: TA2

Ocorrência: 2022/23 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 11 Despacho 6311/08 de 05 de Março 3 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Laboratoriais: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Laboratoriais: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratoriais Totais 1 2,00
Nuno Márcio de Campos Pires   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Aprender um modelo (o modelo sociodramático) de trabalho com grupos e resolução de conflitos. Desenvolver perícias na interacção em grupo através da experiência de jogos grupais e da dramatização de situações trazidas pelos alunos.

Programa

História do Psicodrama e do contexto em que foi criado por J. L. Moreno. Principais conceitos morenianos: Papel: papéis psicossomáticos, sociais e psicodramáticos; aquisição, desempenho e criação do papel; papel e o Eu. Encontro: instrumentação de uma abordagem humanista. Tele: percepção interpessoal e as suas deformações (transferência). Momento: tempo psicodramático e História; relativização da noção de processo. Espontaneidade: resposta em situação; criatividade e adequação; aquecimento para o papel e recurso à conserva cultural; Matriz de identidade: perspectiva do desenvolvimento infantil. Catarse de integração: a cura no contexto relacional e social. Átomo social: base sociométrica da experiência. Procedimento em três fases: aquecimento, dramatização, comentários. Instrumentos do Psicodrama: palco, protagonista, director, ego-auxiliar e auditório. Técnicas psicodramáticas: solilóquio, inversão de papéis, duplo, etc. Da Saúde Mental e Intervenção Social à Sociatria. Role-play - o psicodrama na área da pedagogia e da educação; Sociodrama - o psicodrama no trabalho de grupos (família, instituições, conflitos sociais); Facilitação de grupos e jogos psicodramáticos: treino de competências de facilitação de grupos e elaboração dos problemas grupais (agressividade, exclusão, confiança, complementaridade, etc.). Sociometria prática.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Considera-se que os temas abordados - no plano teórico e tanto quanto possível também em termos experienciais através do recurso à prática simulada, a exemplos concretos e à experiência vivida pelos próprios estudantes ¿ facultem aos estudantes competências que lhes permitam planear uma intervenção em grupo em diferentes contextos, tendo em atenção o tipo de grupo a implementar, as características dos elementos a incluir e os objetivos da intervenção. Promove também o conhecimento acerca das componentes essenciais da dinâmica de grupos, bem como de dinâmicas a usar consoante os seus objetivos.

Bibliografia Principal

Castro, A., & Almeida, V. ;O psicodrama de grupo e a ressignificação de sentimentos: O adolescente no palco. , Revista Brasileira de Psicodrama, 25(1), 101-107., 2017
Cruz, A., Sales, C. M., Alves, P., & Moita, G. ;The Core Techniques of Morenian Psychodrama: A Systematic Review of Literature. , Frontiers in Psychology, 1-11., 2018
Fox, J. ;O Essencial de Moreno: Textos sobre Psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade., São Paulo: Ágora., 2002
Gonçalves, C. S., Wolff, J. R., & de Almeida, W. C. ;Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. , São Paulo: Ágora., 1988
Morengo, M. T. ;El psicodrama como método. , Buenos Aires: Autores de Argentina., 2015
Orkibi, H., & Feniger-Schaal, R. ;Integrative systematic review of psychodrama psychotherapy research: Trends and methodological implications. , PLoS ONE, 14(2), 1-26., 2019
Pio-Abreu, J. L. ;O Modelo do Psicodrama Moreniano. , Lisboa: Climepsi., 2006
Rojas-Bermúdez, J. ;Teoria e Técnica Psicodramáticas. , Barcelona: Paidós., 1997
Vieira, F. M., Torres, S., & Moita, G. ;Psicodrama e obesidade: desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de intervenção focado nas emoções., Revista Brasileira de Psicodrama, 21(2), 141-149., 2013
Wieser, M. ;Studies on Treatment effects of psychodrama psychotherapy., In C. Baim, J. Burmeister, & M. Maciel (Eds.), Psychodrama. Advances in Theory and Practice (p. 271-292). London: Routledge/Taylor & Francis Group., 2007

Métodos de Ensino

A turma será considerada um grupo de Sociodrama onde serão exclusivamente trabalhados os papéis de estudantes, futuros profissionais e membros do grupo, claramente delimitado de qualquer objectivo psicoterapêutico que se tornaria abusivo num contexto pedagógico. Recorrer-se-á também ao Teatro de Espontaneidade para trabalhar, através de dramatizações criadas pelo grupo, situações do quotidiano ou identificadas em notícias dos meios de comunicação social. Devido confinamento as aulas decorrão essencialmente toricamente, fazendo algumas ativas práticas de demonstração das técnicas e conceitos.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Não aplicável.

Avaliação Final

A avaliação consistirá na realização de um exame individual escrito (100% da nota final).

Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O recurso a uma metodologia prática e experiencial de ensino, através da aplicação do técnicas sociodramáticas aplicadas à pedagogia, pretende-se que os alunos sejam capazes de refletir criticamente acerca da aplicação do psicodrama/sociodrama e de dinâmicas de grupo nos seus mais variados contextos e a sua utilidade no exercício da profissão de intervenção social.