Código: | SS1910204 | Sigla: | PD1 | |
Áreas Científicas: | PSICOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 66 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 1º | 5 ECTS |
Teóricas: | 0,00 |
Docência - Horas
|
A presente UC tem os seguintes objetivos globais: (i) Compreender a relevância da perspetiva bio-psico-social para o estudo do desenvolvimento humano; (ii) Conhecer teorias, modelos conceptuais e de investigação empírica sobre o desenvolvimento psicológico; (iii) Descrever as etapas principais do desenvolvimento na infância e adolescência, identificando as suas características específicas.
1. Desenvolvimento humano: Conceitos centrais, perspectivas teóricas e métodos de investigação para o seu estudo. 2. Desenvolvimento pré-natal e neo-natal: Estádios de desenvolvimento pré-natal, tarefas de desenvolvimento da gravidez e desenvolvimento do recém-nascido. 3. Os três primeiros anos de vida: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. 4. A segunda infância: dos 3 aos 6 anos: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. 5. A terceira infância: dos 6 aos 11 anos: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. 6. A adolescência: Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Fieldman, R.D.;Desenvolvimento Humano (8ª edição), McGraw-Hill, 2006 |
Papalia, D.E., Olds, S.W. & Fieldman, R.D.;O mundo da criança, McGraw-Hill, 2001 |
Berryman, JC; Hargreaves, D; Herbert, M & Taylor, A.;A psicologia do desenvolvimento humano, Instituto Piaget, 2002. ISBN: 972-771-507-9 |
Miller, P.;Theories of developmental psychology, Worth Publisher, 2011 |
Schaeffer, H.R.;Key concepts in developmental psychology, London: Sage, 2010 |
Schaffer, H.R.;Introdução à Psicologia da Criança, Instituto Piaget, 2004 |
Keenan, T., Evans, S.;An introduction to child development, London: Sage, 2009 |
Tavares, J., Pereira, A. S., Gomes, A. A., Monteiro, S. M., & Gomes, A. ;Manual de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, Porto: Porto editora, 2007 |
Fonseca, A. M. ;Desenvolvimento humano e envelhecimento, Lisboa: Climepsi, 2005 |
Aulas expositivas, onde serão utilizados recursos audiovisuais. Apelar-se-á à participação activa dos estudantes e as aulas servirão de base organizadora para o respectivo estudo / leituras complementares.
Avaliação distribuída com exame final
Os estudantes serão avaliados através de 1 trabalho de grupo escrito (40%) e 1 prova escrita individual (60%).