Código: | SS1910212 | Sigla: | TAG2 | |
Áreas Científicas: | Teoria Social Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LSS1 | 63 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 1º | 3 ECTS |
Laboratoriais: | 0,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Aprender um modelo (o modelo sociodramático) de trabalho com grupos e resolução de conflitos. Desenvolver perícias na interacção em grupo através da experiência de jogos grupais e da dramatização de situações trazidas pelos alunos.
História do Psicodrama e do contexto em que foi criado por J. L. Moreno. Principais conceitos morenianos: Papel: papéis psicossomáticos, sociais e psicodramáticos; aquisição, desempenho e criação do papel; papel e o Eu. Encontro: instrumentação de uma abordagem humanista. Tele: percepção interpessoal e as suas deformações (transferência). Momento: tempo psicodramático e História; relativização da noção de processo. Espontaneidade: resposta em situação; criatividade e adequação; aquecimento para o papel e recurso à conserva cultural; Matriz de identidade: perspectiva do desenvolvimento infantil. Catarse de integração: a cura no contexto relacional e social. Átomo social: base sociométrica da experiência. Procedimento em três fases: aquecimento, dramatização, comentários. Instrumentos do Psicodrama: palco, protagonista, director, ego-auxiliar e auditório. Técnicas psicodramáticas: solilóquio, inversão de papéis, duplo, etc. Da Saúde Mental e Intervenção Social à Sociatria. Role-play - o psicodrama na área da pedagogia e da educação; Sociodrama - o psicodrama no trabalho de grupos (família, instituições, conflitos sociais); Facilitação de grupos e jogos psicodramáticos: treino de competências de facilitação de grupos e elaboração dos problemas grupais (agressividade, exclusão, confiança, complementaridade, etc.). Sociometria prática.
Castro, A., & Almeida, V. ;O psicodrama de grupo e a ressignificação de sentimentos: O adolescente no palco. , Revista Brasileira de Psicodrama, 25(1), 101-107., 2017 |
Cruz, A., Sales, C. M., Alves, P., & Moita, G. ;The Core Techniques of Morenian Psychodrama: A Systematic Review of Literature. , Frontiers in Psychology, 1-11., 2018 |
Fox, J. ;O Essencial de Moreno: Textos sobre Psicodrama, terapia de grupo e espontaneidade., São Paulo: Ágora., 2002 |
Gonçalves, C. S., Wolff, J. R., & de Almeida, W. C. ;). Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. , São Paulo, Brasil: Ágora., 1988 |
Morengo, M. T. ;El psicodrama como método. , Buenos Aires: Autores de Argentina., 2015 |
Orkibi, H., & Feniger-Schaal, R. ;Integrative systematic review of psychodrama psychotherapy research: Trends and methodological implications. , PLoS ONE, 14(2), 1-26., 2019 |
Pio-Abreu, J. L. ;O Modelo do Psicodrama Moreniano. , Lisboa: Climepsi., 2006 |
Rojas-Bermúdez, J. ;Teoria e Técnica Psicodramáticas. , Barcelona: Paidós., 1997 |
Vieira, F. M., Torres, S., & Moita, G. ;Psicodrama e obesidade: desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de intervenção focado nas emoções., Revista Brasileira de Psicodrama, 21(2), 141-149., 2013 |
Wieser, M. ;Studies on Treatment effects of psychodrama psychotherapy., In C. Baim, J. Burmeister, & M. Maciel (Eds.), Psychodrama. Advances in Theory and Practice (p. 271-292). London: Routledge/Taylor & Francis Group., 2007 |
A turma será considerada um grupo de Sociodrama onde serão exclusivamente trabalhados os papéis de estudantes, futuros profissionais e membros do grupo, claramente delimitado de qualquer objectivo psicoterapêutico que se tornaria abusivo num contexto pedagógico. Recorrer-se-á também ao Teatro de Espontaneidade para trabalhar, através de dramatizações criadas pelo grupo, situações do quotidiano ou identificadas em notícias dos meios de comunicação social.
Avaliação distribuída com exame final
A avaliação será efetuada por um teste que versa a matéria dada na UC, com uma ponderação de 50% na nota final da UC e por um trabalho de grupo com apresentação oral, com uma ponderação de 50% na nota final.