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Seminário de Estudos das Práticas de Serviço Social 5


Código: SS1910235    Sigla: SEPSS5
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 50 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 6,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAP3

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP4

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 6,00
Orientação Tutorial: 6,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 28,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 6,00
Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 6,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   0,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   0,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   0,00
Seminário Totais 4 8,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00
Orientação Tutorial Totais 4 8,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem
OA1.Deter conhecimentos teóricos sobre o(s) Fenómeno(s) em estudo;
OA2.Deter conhecimentos teórico-práticos sobre o campo de acção do Assistente Social no (s) fenómeno(s) em estudo;
OA3. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre o(s) modelo(s) de intervenção no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo.

Competências
¿ Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos ao(s) fenómeno(s) em estudo;
¿ Estar capacitado para o uso adequado dos instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
¿ Estar capacitado para exercitar aptidões na resolução de problemas e tomadas de decisão, colaborar na resolução de conflitos, trabalhar em equipa, ser reflexivo e crítico; atento ao encorajamento de pares;
¿ Ter domínio da escrita científica.

Programa

I Seminário
CP1. Perspectivas teóricas e conceitos destacados à compreensão do(s) fenómeno(s) em estudo;
CP2. Políticas, Estruturas e Organizações de intervenção norelativas ao(s) fenómeno(s) em estudo;
CP3. Modelo(s) de Intervenção a implementar no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo e requeridos à prática profissional do Assistente Social;

II Trabalho de Terreno

1. Conhecer o contexto de estágio: missão objectivos, valores, projectos em curso, população a quem se dirige, organização dos recursos humanos e papel do Assistente Social;
2. Elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou actividades;
3. Realizar entrevistas de Relação de Ajuda;
4. Realizar diagnóstico psicossociais;
5. Integrar as actividades promovidas pelas equipas técnicas;
6. Exercitar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento,...

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC


Os tópicos enunciados em CP1 e em CP2 visam atingir o OA1 e OA2. Os tópicos apresentados em CP3 estão orientados para que os estudantes possam atingir o OA3. 

Métodos de Ensino

A UC organiza-se em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Admite-se vir a recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes (ME2), designadamente nos tópicos enunciados em CP2 e CP3 que serão abordados em estreita articulação com as experiências de terreno dos estudantes na componente tutorial da unidade curricular. Está previsto o recurso a metodologias mais orientadas para a participação, debate e argumentação, considerando a oportunidadde de contacto dos estudantes, em Aulas Abertas, com profissionais convidados (ME3).


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Avaliação Contínua

A avaliação é contínua.


A avaliação consistirá na realização de um relatório final (40%), no registo do trabalho de campo ao longo do semestre relativo aos temas enunciados em CP2 e CP3 (25%), no trabalho executado no terreno (25%), reservando-se 10% para a participação dos estudantes em sala de aula.

Avaliação Final

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1 é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam os OA1, nomeadamente sobre os conceitos fundamentais destacados na aprendizagem do(s) fenómeno(s) em estudo. A ME2 procura promover o conhecimento sobre mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram a crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais em articulação com o desempenho dos estudantes no trabalho de terreno. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA2 e OA3. A ME2 e a ME3, ao estimularem os estudantes para a participação em sala de aula e em conferências temáticas, incentivando o debate, visam não só contribuir para enriquecer e robustecer os conhecimentos teóricos e teórico-práticos enunciados em OA1, OA2 e OA3, como ter acesso a ¿boas práticas ¿ no campo do Serviço Social.