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Estágio


Código: SS1910245    Sigla: E
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 49 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 17 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

4TURMAP3

Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 30,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP1

Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP4

Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 30,00
Inquéritos: 0,00

4TURMAP2

Trabalho de Campo: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 20,00
Orientação Tutorial: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 4 80,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   0,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   0,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   0,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   0,00
Orientação Tutorial Totais 4 8,00
Madalena Sofia Alves de Oliveira   2,00
Maria de Fátima dos Santos Ferreira Pinto   2,00
Paula Cristina Salgado Pereira Rodrigues Vieira   2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objetivo de Aprendizagem

OA1.Conceber e executar um projeto de estudo e intervenção social


Competências


1.De conceção e desenho de projetos
2.Na operacionalização dos saberes fazer
3.Relativas à atitude profissional
4. No âmbito do trabalho em equipa 

Programa


CP1. Enquadrar teoricamente o fenómeno em estudo e o modelo de intervenção 
1.1 Apresentar a abordagem teórica do fenómeno/problema objeto de estudo e intervenção
1.2 Identificar o campo de ação em que se desenvolve a intervenção do Assistente Social e explicitar os fundamentos, procedimentos e instrumentos mobilizados na intervenção
CP2. Desenhar projeto
2.1 Identificar mudanças que pretende produzir a nível individual, familiar e institucional)
2.2 Definir objetivos de mudança a atingir
2.3 Identificar recursos a mobilizar
2.4 Selecionar saberes necessários à ação
CP3. Executar projeto de intervenção

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os tópicos enunciados em CP1, CP2 e CP3 pretendem que os estudantes atinjam OA1.

Métodos de Ensino

As unidades curriculares de Seminário de Investigação em Serviço Social e Estágio Profissionalizante estão organizadas em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Para preparar os tópicos em CP2 e CP3 recorrer-se-á a metodologias que apelam a uma participação ativa dos estudantes (ME2), uma vez que os itens em CP2 serão abordados em estreita articulação com o trabalho a desenvolver no âmbito da unidade curricular de estágio profissionalizante e CP3 constitui o a operacionalização do trabalho no terreno.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Avaliação Contínua

Modalidade de Avaliação Contínua

A UC Estágio será avaliada com 50% para o trabalho produzido sobre os tópicos de CP2 (2.1, 2.2, 2.3,2.4)- preparação do plano de estágio,...conceção do projeto,  e 50% para CP3 - competências requeridas na implementação do projeto (desempenho relacional, elaboração de instrumentos de recolha e registo de informação, dinâmicas de grupo, relação de ajuda,....). 

Avaliação Final

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

A classificação obtida no decurso do semestre fará média aritmética com a classificação obtida na Defesa do Relatório

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos




Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com Regulamento de Avaliação de Conhecimentos

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1, é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam OA1. A ME2 procura garantir o treino e desempenho dos estudantes em competências de planeamento da ação prática de intervenção Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA1 e OA2. A ME2 visa ainda promover a exercitação de saberes fazer e atitudes do Assistente Social na intervenção.