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Estágio em Serviço Social III


Código: SS2210234    Sigla: EIII
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 52 Aviso nº 16918/2022 de 30 de Agosto 7,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAP3

Seminário: 31,50
Orientação Tutorial: 16,50
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP4

Seminário: 30,00
Orientação Tutorial: 15,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP2

Seminário: 30,00
Orientação Tutorial: 15,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

3TURMAP1

Seminário: 28,00
Orientação Tutorial: 14,00
Estágio: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Seminário: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Estágio: 9,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 4 8,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   2,00
Marcelo Gallo   2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   2,00
Orientação Tutorial Totais 4 4,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   1,00
Marcelo Gallo   1,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   1,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   1,00
Estágio Totais 4 36,00
Elsa Montenegro Moreira Marques   0,00
Marcelo Gallo   0,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   0,00
Maria Sidalina Pinho de Almeida   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

OBJETIVOS

OA1. Deter conhecimentos teóricos sobre o(s) Fenómeno(s) em estudo;
OA2. Deter conhecimentos teórico-práticos sobre o campo de ação do Assistente Social no (s) fenómeno(s) em estudo;
OA3. Adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre o(s) modelo(s) de intervenção no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo.


COMPETÊNCIAS

1.Estar apto a refletir os conhecimentos teóricos e operacionalizar os conceitos relativos ao(s) fenómeno(s) em estudo;
2. Estar capacitado para o uso adequado dos instrumentos técnicos a mobilizar nas áreas alvo de conhecimento e de intervenção;
3. Estar capacitado para exercitar aptidões na resolução de problemas e tomadas de decisão, colaborar na resolução de conflitos, trabalhar em equipa, ser reflexivo e crítico; atento ao encorajamento de pares;
4. Ter domínio da escrita científica.


Programa

I. Seminário


CP1. PerspeCtivas teóricas e conceitos destacados à compreensão do(s) fenómeno(s) em estudo;
CP2. Políticas, Estruturas e Organizações de intervenção relativas ao(s) fenómeno(s) em estudo;
CP3. Modelo(s) de Intervenção a implementar no âmbito do(s) fenómeno(s) em estudo e requeridos à prática profissional do Assistente Social.

II Trabalho de Terreno
1. Conhecer o contexto de estágio: missão, objetivos, valores, projetos em curso, população a quem se dirige, organização dos recursos humanos e papel do Assistente Social;
2. Elaborar registos de observação de indivíduos, situações ou atividades;
3. Realizar entrevistas de Relação de Ajuda;
4. Realizar diagnóstico psicossociais;
5. Integrar as atividades promovidas pelas equipas técnicas;
6. Exercitar competências de comunicação verbal e não-verbal, assertividade, resiliência, regulação emocional, argumentação, questionamento.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os tópicos enunciados em CP1 e em CP2 visam atingir o OA1 e OA2. Os tópicos apresentados em CP3 estão orientados para que os estudantes possam atingir o OA3. 

Métodos de Ensino

A UC organiza-se em aulas com componente teórica e componente tutorial. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) na abordagem de CP1. Admite-se vir a recorrer a metodologias que apelem a uma participação ativa dos estudantes (ME2), designadamente nos tópicos enunciados em CP2 e CP3 que serão abordados em estreita articulação com as experiências de terreno dos estudantes na componente tutorial da unidade curricular. Está previsto o recurso a metodologias mais orientadas para a participação, debate e argumentação, considerando a oportunidade de contacto dos estudantes, em Aulas Abertas, com profissionais convidados (ME3).


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Avaliação Contínua

A avaliação contínua baseia-se em vários elementos:


a) Avaliação do trabalho de terreno (assiduidade, pontualidade, disponibilidade e empenho nas atividades de terreno) ¿ autoavaliação do estudantes e avaliação do orientador de estágio a respeito do desempenho do aluno no estágio (consultar grelha de critérios de avaliação) - 25%;
b) Registo do trabalho de campo ao longo do semestre ¿ 25%
c) Relatório final de reflexão sobre o estágio - 40%;
d) Participação nas aulas - 10%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A ME1 é de natureza mais expositiva e está orientada para que os estudantes atinjam os OA1, nomeadamente sobre os conceitos fundamentais destacados na aprendizagem do(s) fenómeno(s) em estudo. A ME2 procura promover o conhecimento sobre mudanças económicas, políticas, sociais e culturais que envolveram a crise do Estado-Providência, a reformulação das políticas sociais e o impacto nos modos de agir profissionais em articulação com o desempenho dos estudantes no trabalho de terreno. Esta metodologia permitirá aos estudantes atingir OA2 e OA3. A ME2 e a ME3, ao estimularem os estudantes para a participação em sala de aula e em conferências temáticas, incentivando o debate, visam não só contribuir para enriquecer e robustecer os conhecimentos teóricos e teórico-práticos enunciados em OA1, OA2 e OA3, como ter acesso a boas práticas no campo do Serviço Social.